Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A nova montanha de Castro Guerra

O cicloturismo e o montanhismo, que costuma praticar na Serra da Estrela, são dois hóbis de António Castro Guerra, o novo "chairman" da Cimpor.

Celso Filipe cfilipe@negocios.pt 13 de Abril de 2010 às 13:36
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O cicloturismo e o montanhismo, que costuma praticar na Serra da Estrela, são dois hóbis de António Castro Guerra, o novo ‘chairman’ da Cimpor.

No anterior Governo do José Sócrates ocupou o lugar de secretário de Estado da Indústria e Energia, mas este último pelouro acabou por lhe ser tirado pelo então ministro da Economia, Manuel Pinho, com quem aparentemente mantinha uma relação difícil.

Formado em economia pela ISEG/UTL, era aqui que vinha mantendo a sua actividade docente desde que abandonou o Governo. Tido como um pessoa reservada, Castro Guerra nasceu em Valhelhas, distrito da Guarda, onde viveu até aos 17 anos e mantém casa.

António Castro Guerra sempre manteve uma ligação forte ao Estado. Entre 1996 e 2000 foi presidente do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento e posteriormente foi membro do conselho de administração do já extinto IPE – Investimentos e Participações Empresariais. Tem obra publicada de reflexão sobre a indústria portuguesa, entre os quais se destaca “Competitividade – Empresas e Estado”. Enquanto investigador do ISEG/(UTL foi avaliador de programas comunitários, com relevo para o PEDIP I (Plano Específico para o Desenvolvimento da Indústria Portuguesa) o primeiro criado para a aplicação dos fundos comunitários, durante o Governo de Cavaco Silva.

No seu currículo profissional destaca-se ainda uma passagem pela Brisa, onde foi vogal do conselho de administração e de membro do conselho de administração da Inter Risco, uma sociedade de capital de risco Foi também membro do conselho científico do Tagus Park, tendo sido presidente deste organismo entre 1997 e 2000. Castro Guerra nasceu em Fevereiro de 1953 e tem dois filhos.

Ver comentários
Outras Notícias