Notícia
A U-scoot promove as vantagens de usar scooter
Uma plataforma que põe em contacto as empresas do sector e os automobilistas e que quer mudar a forma como nos movemos na cidade.
- 3
- ...
1. O que é que a empresa faz?
A u-scoot promove as vantagens das scooters, com o objetivo de mudar a forma como nos movemos na cidade, melhorando a economia, o ambiente e o tempo no trânsito e a estacionar.
Pretende ser uma plataforma que põe em contacto as empresas do sector e os automobilistas, através de portal de informação sobre scooters, com simuladores de poupança e serviços personalizados, ao mesmo tempo que organizará eventos de elevado impacto na sociedade.
Será um gerador de oportunidades comerciais para o setor, suportado na promoção dos parceiros, em eventos, numa loja online, e na disponibilização de produtos e serviços exclusivos, como cursos de condução defensiva e outros.
E claro, irá também beneficiar do facto de agora já não ser precisa carta de mota para conduzir uma scooter até 125cc, aproveitando também o enorme potencial que o futuro reserva para as scooters elétricas.
Constituída em 2013, está ainda a preparar o seu lançamento, tendo já o apoio de diversas instituições e parceiros, com os quais tem vindo a organizar eventos de promoção das vantagens das scooters e está a preparar o seu portal.
Foi finalista no Energia de Portugal e no Acredita Portugal 2013 e é atualmente uma das 15 finalistas do prémio EDP Inovação. Reconhecido pela Comissão Europeia, como participante na campanha para a Mobilidade Sustentável, a u-scoot é também integrante do National Supporting Group do projeto Ele.C.Tra, que irá criar sistemas de scooters elétricas partilhadas em várias cidades da Europa.
- 2. Quais são os principais indicadores financeiros da empresa e quais são as metas a atingir?
Estando ainda numa fase de implementação, a u-scoot não apresenta ainda resultados e receitas de relevo. Está a trabalhar para a angariação de um investimento inicial de 50 mil Euros e espera obter receitas anuais na ordem 200 mil euros.
- 3. Quais são os factores diferenciadores da empresa?
Sendo uma entidade independente de marcas e fabricantes, a u-scoot promove um conceito com que um vasto leque de entidades particulares e públicas beneficiam, sem promover um produto em concreto.
Será a primeira entidade especializada que disponibilizará um Portal exclusivamente dedicado à divulgação das vantagens e informações sobre scooters, com inovadores simuladores de poupança personalizados e a organização de eventos e ações de comunicação transversais que mostrem as múltiplas vantagens deste meio de transporte para a economia, ambiente e para as cidades.
O nosso portal terá toda a informação relevante para um automobilista tomar a decisão de optar por uma scooter, com um grande foco em potencias utilizadores, atuais utilizadores de automóveis, diferenciando-se de outros meios de comunicação de motas, onde existe pouca informação sobre scooters. A associação à moda e a embaixadores do projeto, como a cantora Rita Guerra, serão outros fatores diferenciadores.
- 4. Em que mercados está presente?
Os clientes com maior potencial para estes produtos e serviços serão residentes nos grandes centros urbanos, com mais de 25 anos (para quem não será necessário tirar carta de mota), e que não tenham filhos pequenos ou que tenham atualmente dois carros.
Trata-se de um universo que representa atualmente mais de 2 milhões de pessoas em Portugal, o que constitui um enorme potencial para um mercado que vende atualmente pouco mais de 10 mil scooters por ano. É um mercado com tendência para crescer dada a tendência para a desagregação de famílias e a para a redução de natalidade.
Sendo Portugal o pais piloto, a nível internacional existe potencial para uma solução semelhante em países ocidentais onde a presença do automóvel seja muito elevada e haja problemas de trânsito, ambientais e económicos. O target neste caso será o Brasil e EUA.
- 5. Quais são os objectivos para o futuro?
Em 2014, a u-scoot pretende angariar o financiamento adequado para o seu lançamento, bem como os parceiros certos para o projeto. Se tudo correr como planeado, o próximo ano será aquele onde passarão a ser conhecidos e divulgados ativamente os serviços da u-scoot, estando o lançamento previsto para a Primavera de 2015. Entretanto a u-scoot pretende continuar a participar em iniciativas de empreendedorismo e a participar e a organizar eventos de promoção das vantagens das scooters.
O grande desafio para o futuro, para além de criar a plataforma e serviços associados, é porém o de mobilizar os automobilistas para este meio de transporte, mudando uma "cultura do automóvel", fortemente enraizada na sociedade portuguesa. Para isso, a u-scoot terá de saber adaptar-se à evolução de mentalidades, de lógicas de mobilidade urbanística e da tecnologia, em especial na componente elétrica e de partilha de veículos, que poderá proporcionar um outro potencial para a empresa.