Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Álvaro Pereira remete para Setembro decisão final sobre o TGV (act.)

No final de um encontro com o seu homólogo espanhol, o ministro da Economia disse que a ligação para transporte de mercadorias deve ser realizada o mais cedo possível.

Maria João Babo mbabo@negocios.pt 17 de Agosto de 2011 às 12:25
  • Partilhar artigo
  • 14
  • ...
Álvaro Santos Pereira disse hoje ter comunicado ao ministro do Fomento espanhol, José Blanco, a intenção do Governo português de tomar uma decisão final sobre o projecto da alta velocidade em Setembro.

“Gostaríamos de articular a decisão com as autoridades espanholas para garantir que a ligação de mercadorias se realize”, precisou o ministro da Economia, que falava em Madrid, ao lado do seu homólogo espanhol.

Em seu entender, Portugal não tem neste momento, e devido à actual crise, condições para suportar o projecto da alta velocidade entre Lisboa-Madrid como estava previsto. Por essa razão, pretende dar prioridade à ligação de mercadorias entre Sines e Elvas, junto à fronteira espanhola.

Santos Pereira destacou que o eixo de Sines assegurará que essa “conexão com a Europa seja realizada a médio prazo, o mais rapidamente possível” e que com isso “conseguiremos aumentar a competitividade e atractividade das exportações portugueses e espanholas”.

O Governo português decidiu suspender o projecto da alta velocidade entre Lisboa e a fronteira espanhola para reavaliação.

No entanto, o troço entre Poceirão e Caia foi já adjudicado ao consórcio Elos, liderado pela Soares da Costa e pela Brisa, que no final do primeiro trimestre avançou ter já investido mais de 150 milhões de euros no projecto.

Já o concurso para o troço Poceirão-Lisboa, que incluía a terceira travessia do Tejo, acabou por ser anulado.

(notícia actualizada às 12h35)
Ver comentários
Saber mais TGV Espanha Álvaro Pereira
Outras Notícias