Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura das propostas concorrentes à privatização da Portucel marcada para quinta-feira

O acto público para abertura das propostas concorrentes à reprivatização da Portucel vai decorrer na próxima quinta-feira, um dia após o prazo final para a entrega das candidaturas, disse ao Negocios.pt a Inspecção-Geral das Finanças.

Bárbara Leite 03 de Junho de 2003 às 18:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O acto público para abertura das propostas concorrentes à reprivatização da Portucel vai decorrer na próxima quinta-feira, um dia após o prazo final para a entrega das candidaturas, disse ao Negocios.pt, fonte da Inspecção-Geral das Finanças.

«O acto público da abertura das proposta está marcado para quinta-feira, às 10h», afirmou aquela fonte.

Os candidatos à compra de 25% do capital da Portucel por entrega, preferencial, de activos estratégicos no sector de pasta e papel, têm até amanhã, às 17h, para entregar as propostas para aquisição daquela participação.

O concorrente vencedor na privatização de 25% do capital social da Portucel será obrigado a prestar uma garantia bancária ou seguro-caução no valor de 50 milhões de euros para garantir o cumprimento das obrigações por si fixadas na proposta de compra.

De acordo com o caderno de encargos, será dada preferência aos candidatos que apresentem para entrega activos industriais do sector de impressão e escrita, ou seja, fábricas de papel integradas (pasta e papel), ou não integradas, e participações de 100%, ou participações de domínio em empresas com activos industriais no sector de impressão e escrita.

Segundo o Jornal de Negócios, na corrida à privatização deverão estar três grupos: Cofina [COFI], Sonae [SON] e M-Real, depois de serem equacionadas as participações de empresas do sector brasileiras e finlandesas.

A Sonae [SON] divulgou publicamente a intenção de propor a troca da sua posição na Gescartão e dinheiro para adquirir mais 25% na Portucel. A empresa liderada por Belmiro de Azevedo detém 29,18% do capital da empresa de pasta e papel nacional [PTCL].

Contactada pelo Negocios.pt, fonte oficial da Sonae remeteu para amanhã eventuais esclarecimentos sobre a participação no concurso.

As acções da Portucel fecharam nos 1,30 euros, a subir 0,78%.

Outras Notícias