Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

ABN Amro compra banco brasileiro Sudameris

O ABN Amro vai comprar o banco brasileiro Sudameris, detido pelo italiano Banca Intesa, por 2,29 mil milhões de reais (684 milhões de euros), anunciou o banco holandês.

Negócios negocios@negocios.pt 17 de Abril de 2003 às 10:58
  • Partilhar artigo
  • ...
O ABN Amro vai comprar o banco brasileiro Sudameris, detido pelo italiano Banca Intesa, por 2,29 mil milhões de reais (684 milhões de euros), anunciou o banco holandês.

O acordo para a compra foi anunciado hoje. Nos termos desse acordo, o ABN Amro vai pagar 527 milhões de reais (cerca de 157 milhões de euros) em dinheiro e 1,77 mil milhões de reais (527 milhões de euros) em acções da sua subsidiária brasileira ABN Amro Real.

No final da operação, ficará com 94,57% do Banco Sudameris Brasil, pelo que deverá lançar, numa fase posterior, uma oferta pública de aquisição sobre as restantes acções, cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo.

O Banco Intesa ficará com 12,9% do ABN Amro Real, participação que poderá ser trocada por uma participação directa no banco holandês ao fim de três anos.

Com esta aquisição, o ABN Amro estima poupar, anualmente, cerca de 300 milhões de reais pelas sinergias conseguidas com a base já está instalada.

O Brasil, de acordo com a Bloomberg, é o terceiro maior mercado de retalho para o ABN Amro que, com esta aquisição, integrará mais 16 mil milhões de reais (4,8 mil milhões de euros) em activos e 300 balcões.

O italiano banco Intesa estava à procura de comprador para a sua unidade brasileira há mais de um ano, tendo decorrido várias negociações, incluindo com o Banco Itaú, o segundo maior banco brasileiro não controlado pelo Governo.

O ABN Amro está presente no Brasil desde 1917, tendo adquirido o Banco Real em 1998 por 2,1 mil milhões de (1,9 mil milhões de euros). Foi aqui que passou a ter no Brasil o seu terceiro maior mercado, depois da Holanda e dos Estados Unidos da América.

Ver comentários
Outras Notícias