Notícia
Alfas Pendulares vão ligar Lisboa e o Porto em duas horas e meia
Antes do fim do ano, os comboios Alfas Pendulares que ligam Lisboa e o Porto vão reduzir o seu tempo de percurso das actuais três horas para 2h30. Representa uma redução de meia-hora, sendo que o Executivo abandonou o objectivo de descer o tempo de ligaçã
- Assine já 1€/1 mês
- ...
Antes do fim do ano, os comboios Alfas Pendulares que ligam Lisboa e o Porto vão reduzir o seu tempo de percurso das actuais três horas para 2h30. Representa uma redução de meia-hora, sendo que o Executivo abandonou o objectivo de descer o tempo de ligação para 2h15.
Esta medida, que tinha sido prometida pelo presidente da CP, António Ramalho, para Janeiro de 2005 e entretanto adiada sete vezes, deverá finalmente ser concretizada quando terminar uma frente de obras que decorre entre Setil e Vale de Santarém, refere o «Público».
Naquele troço de dez quilómetros, uma das vias está interrompida, o que reduz a fluidez do tráfego ferroviário, mas no próximo Verão a circulação já deverá estar restabelecida normalmente.
Esta será a última intervenção de fundo na linha do Norte, pois o Governo decidiu reavaliar o projecto tendo em conta que vem aí a alta velocidade, que colocará o Tejo e o Douro à distância de 1h15m.
Em entrevista ao jornal, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, explica que só haverá mais investimentos na linha do Norte naquilo que esteja relacionado com a segurança, como é o caso da eliminação das passagens de nível, não valendo a pena executar os projectos que tenham a ver com o aumento de velocidade.
Deste modo, a linha do Norte transformar-se-á numa pista de rali ferroviário, com troços aptos para 220 km/h e outros apenas para 140 km/h.