Indústria Altri acompanha primeira subida do preço da pasta de 2018

Altri acompanha primeira subida do preço da pasta de 2018

Aumento dos preços da matéria-prima ajuda a compensar o efeito negativo da desvalorização do dólar face ao euro, diz o BPI.
Altri acompanha primeira subida do preço da pasta de 2018
Bloomberg
Nuno Carregueiro 19 de janeiro de 2018 às 10:10

A brasileira Fibria, uma das líderes mundiais na produção de pasta, anunciou um aumento dos preços de venda da matéria-prima a partir de 1 de Fevereiro, nas várias geografias onde opera.

 

Este aumento, segundo fonte oficial da Altri, vai ser acompanhado pela empresa portuguesa, seguindo assim a prática habitual de replicar as últimas alterações de preços efectuadas pela Fibria.

 

A empresa brasileira anunciou um aumento de 30 dólares na pasta branqueada de eucalipto (BEKP), que passará a ter um preço de venda de 1.030 dólares por tonelada no mercado europeu. Nos Estados Unidos o preço sobe para 1.210 dólares por tonelada e na Ásia para 830 dólares.

 

Na nota diária que envia a clientes, o BPI classifica este aumento de "positivo" para o sector, assinalando que este é o primeiro aumento de preços do ano (o anterior tinha ocorrido em Novembro) e que no mercado estes já se situam acima dos 1000 dólares por tonelada.

 

Este aumento "deve ajudar os produtores ibéricos a compensar a desvalorização do dólar face ao euro", refere o BPI, assinalando que os preços da BEKP estão perto de máximos históricos, "apesar da ausência de novos aumentos de capacidade instalada".

 

Para este ano o BPI espera uma reversão de alguns dos factores que impulsionaram os preços da matéria-prima em 2017, o que poderá resultar numa "normalização dos preços ao longo do ano, em linha com os preços de referência históricos", que se situam em torno dos 800 dólares por tonelada.  No início de 2017, a tonelada de BEKP era vendida a 680 dólares. 

As acções da Altri (empresa que partilha parte da estrutura accionista com a Cofina, empresa que controla o Negócios) seguem estáveis nos 5,080 euros. A Navigator (empresa onde a produção de BEKP tem um peso inferior ao da Altri) valoriza 0,35% para 4,622 euros.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
Saber mais e Alertas
pub