Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

António Melo Pires: "É difícil encontrar" engenheiros com capacidade de gestão

António Melo Pires sabe que "há muitos engenheiros e economistas" a sair das universidades portuguesas, "mas a combinação entre a gestão e a indústria é difícil de encontrar".

Negócios negocios@negocios.pt 27 de Fevereiro de 2012 às 19:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
"A combinação da capacidade técnica do engenheiro com a gestão é difícil de encontrar", insistiu o director-geral da Autoeuropa durante uma conferência organizada pela associação dos industriais metalúrgicos (AIMMAP).

Melo Pires acrescentou que esta "qualificação dos nossos licenciados ao nível da gestão" é "um trabalho muito importante a fazer" em Portugal.

Ainda na conferência "compreender a crise, encontrar soluções", que decorre esta tarde no Porto, o líder da Autoeuropa lamentou a "pouca profundidade na indústria nacional", que se reflecte nos "insuficientes" 19 novos fornecedores nacionais da empresa que dirige em 2011, concentrados nos sectores do metal e plástico.

O gestor referiu que 60% daquilo que a empresa localizada em Palmela usa para fabricar os automóveis é comprado em Portugal. No entanto, "o valor acrescentado nacional é mais baixo", já que muitas das peças desses fornecedores têm uma componente muito grande de importação".

Como ponto positivo, exemplificou Melo Pires, muitas encomendas a fornecedores de moldes estão a transitar da China para Portugal devido a factores como a qualidade, os prazos de entrega e a disponibilidade para fornecer pequenas quantidades.

Ver comentários
Saber mais António Melo Pires engenheiros capacidade de gestão difícil
Outras Notícias