Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

António Domingues usa BPI para mostrar que CGD tem de cortar mais

A CGD é grande, serve sobretudo clientes particulares e reduziu menos os custos que os concorrentes. Foram esses os factores que a prejudicaram e que "determinam as necessidades de capital da Caixa".

A carregar o vídeo ...
Negócios 27 de Setembro de 2016 às 15:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

António Domingues deu o exemplo do BPI, de onde foi administrador financeiro, e o BCP para dizer que a Caixa Geral de Depósitos fez menos cortes do que os concorrentes.

 

"Os bancos fizeram um grande esforço mas, no conjunto dos sectores, os custos baixaram 15%. Na Caixa, baixaram apenas 9%", respondeu António Domingues na audição desta terça-feira, 27 de Setembro, na comissão parlamentar de inquérito.

 

Segundo Domingues, a Caixa tem uma "necessidade de adaptar custos de financiamento a sua capacidade de gerar receita futura".

 

Para o provar, o antigo vice-presidente do BPI indicou que aquele banco diminuiu o número de colaboradores, de agências e os custos de funcionamento numa maior dimensão que o banco público que agora lidera. Da mesma forma, deu o exemplo do BCP.

 

Além disso, António Domingues considerou que a Caixa Geral de Depósitos, por ser "muito grande", tinha uma menor "capacidade de defesa" ao risco macroeconómico, que se materializou na crise global que se iniciou em 2007.

 

Da mesma forma, a estrutura de balanço, sobretudo centrada no retalho (mais particulares do que empresas), também intensificou os problemas da Caixa.

 

"Estes são os factores que determinam as necessidades de capital da Caixa", sintetizou António Domingues na primeira vez que falou em público depois de assumir a presidência do banco.

 

Esta é a primeira audição da comissão de inquérito depois de ter sido acordado entre o Estado português e a Comissão Europeia a capitalização de até 5.160 milhões de euros. 

 

Ver comentários
Saber mais António Domingues BPI BCP Caixa Geral de Depósitos
Mais lidas
Outras Notícias