Notícia
AOL Time Warner baixa projecções de lucros para 2002
A AOL Time Warner desceu ontem a projecção do crescimento dos lucros em 2002 e anunciou que vai ter um custo extraordinário de até 60 mil milhões de dólares (67 mil milhões de euros) para fazer face à queda do valor de mercado da empresa.
- Assine já 1€/1 mês
- ...
O «cash-flow» operacional, ou EBITDA, deverá crescer entre 8 a 12% este ano, contra a anterior estimativa de subida de 20%. Esta revisão era já esperada pelos analistas de Wall Street.
A empresa, que resultou da fusão da Time Warner com a AOL, reduziu a sua estimativa de lucros devido à queda das receitas de publicidade, que no sector da Internet atingiu os 12% no terceiro trimestre de 2001.
As novas projecções de receitas e EBITDA são inferiores às revistas em Setembro de 2001, na sequência dos atentados terroristas.
Para fazer face à quebra do valor de mercado da nova empresa criada o ano passado, a AOL Time Warner decidiu que no quarto trimestre de 2001 vai ter um custo extraordinário entre 40 a 60 mil milhões de dólares (44,88 a 67,32 mil milhões de euros).
Este corte, um dos maiores da história empresarial norte-americana, vai reduzir o valor do «goodwill», montante que resulta da diferença do valor contabilístico da Time Warner e o montante pago pela AOL na aquisição da maior empresa de media.
Dado esta revisão da estimativa de lucros estar já descontada, a AOL Time Warner fechou ontem a subir 2,28%.