Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

APOGEN diz que novo corte nos preços dos genéricos pode afectar empresas

Medicamentos genéricos passam a ter novo preço a partir de 1 de Agosto.

João Andrade Costa jcosta@negocios.pt 30 de Julho de 2010 às 16:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos (APOGEN) refere que uma nova descida dos preços dos genéricos poderá afectar a sustentabilidade das empresas produtoras destes fármacos.

De acordo com a publicação em Diário da República da portaria 337 A/2010 de 16 de Junho, os preços dos genéricos vão passar a ter novos preços a partir de Agosto.

A APOGEN afirma, através de um comunicado, que “entende que o Estado” tenha necessidade “de garantir a sustentabilidade” do Serviço Nacional de Saúde, mas considera “não aceitável” que os cortes nos preços seja sempre aplicados nos medicamentos genéricos, que representam apenas 3% da factura da Saúde em Portugal.

A associação refere ainda que esta descida de preços, além de limitarem o aparecimento de novos medicamentos genéricos no mercado, não contribui em nada para a redução da despesa do Estado.

O comunicado conclui por fim que “só é possível controlar a despesa, com estabilidade legislativa, com descidas justas e controladas de preço, ultrapassando os bloqueios à comercialização de genéricos”.


Ver comentários
Outras Notícias