Energia Aramco em negociações para comprar participação em petrolífera indiana

Aramco em negociações para comprar participação em petrolífera indiana

A Saudi Aramco quer afirmar-se no mercado indiano e tem agora um novo alvo: a Reliance Industries, a maior refinaria do estado indiano de Gujarat.
Aramco em negociações para comprar participação em petrolífera indiana
Reuters
Negócios 17 de abril de 2019 às 12:32

A Saudi Aramco está em negociações para comprar uma participação minoritária na indiana Reliance Industries, uma empresa de petroquímica e refinaria, avança o Financial Times.

De acordo com a imprensa indiana, a petrolífera saudita propõe-se comprar até 25% do capital da Reliance Industries, uma fatia avaliada pela Aramco entre 10 a 15 mil milhões de dólares. Esta quantia elevaria o valor bolsista da refinaria indiana para os 60 mil milhões de dólares (53,1 mil milhões de euros).

Da parte da empresa indiana a oferta não satisfaz, uma vez que esperavam que a Reliance atingisse uma avaliação de 80 mil milhões de dólares, de acordo com fontes próximas das negociações. Uma vontade que a Saudi Aramco deverá ter em consideração, uma vez que não está sozinha na corrida: a Abu Dhabi National Oil Company também estará interessada na refinaria indiana.

A Reliance Industries é a maior refinaria no estado indiano de Gujarat, processando 1,4 milhões de barris por dia. A empresa está ainda a planear expandir a respetiva capacidade ao longo dos próximos dez anos.

Os investimentos da Saudi Aramco em refinarias fora da Arábia Saudita, em particular na Ásia, têm sido cada vez mais frequentes. O mercado indiano já era um objetivo algo antigo tendo em conta o aumento da procura por petróleo no país.

Recentemente, a Aramco emitiu 12 mil milhões de dólares, através de cinco leilões com maturidades diferentes. A procura por parte dos investidores foi tão elevada que tornou esta operação de financiamento numa das mais subscritas da história. A petrolífera Saudita tornou-se em 2019 a empresa mais lucrativa do mundo, tendo ultrapassado os lucros obtidos pela Apple, a líder em 2018.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI