Empresas Armilar Ventures lança fundo de 60 milhões para tecnológicas

Armilar Ventures lança fundo de 60 milhões para tecnológicas

A mesma sociedade gestora de fundos de capital de risco que já investiu nas portuguesas Outsystems, Feedzai e Codacy, está agora a lançar um fundo de transferência de tecnologia para outras startups de natureza tecnológica.
Armilar Ventures lança fundo de 60 milhões para tecnológicas
Reuters
Negócios 05 de fevereiro de 2019 às 13:30

A Armilar Venture Partners lançou um fundo de Transferência de Tecnologia, com um capital de 60 milhões de euros, o primeiro deste género em Portugal.

O objetivo do fundo, designado FCR Armilar Venture Partners TechTransfer Fund, é "selecionar, investir e apoiar o desenvolvimento de empresas que visem comercializar tecnologias e produtos que resultem de investigação científica e tecnológica, desenvolvidas em Portugal e na Europa".

Com uma meta de 60 milhões de euros, o fundo de Transferência de Tecnologia da Armilar Venture Partners arrecadou mais de 45 milhões de euros, no fim da sua primeira fase de subscrição. O apoio destina-se a empresas que atuem em diferentes setores e em diversas fases de maturidade, mas as startups com origem nas principais instituições académicas e de investigação europeias, são apontadas como alvos preferenciais. Estas, têm direito a um apoio que vai desde "a prova de conceito até fases posteriores de desenvolvimento comercial".

A sustentar este fundo está o Fundo Europeu de Investimento (EIF) e um grupo de dez investidores privados internacionais, que incluem a portuguesa e a Semapa e a empresa de telecomunicações holandesa KPN. Também contribuem instituições académicas, como o Instituto Superior Técnico e fundadores de algumas das empresas do portefólio da Armilar.

A Armilar Venture Partners já investiu em três das startups portuguesas de referência da área tecnológica: Outsystems, Codacy e Feedzai. A OutSystems, na qual a Armilar é a única investidora de early-stage e a única europeia, a Feedzai, cuja primeira ronda de financiamento foi liderada pela Armilar, ou a Codacy, na qual a Armilar foi também a principal investidora na sua ronda seed.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI