Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

ASAE apreende 880 litros de azeite

  A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 880 litros de azeite e encerrou um estabelecimento comercial, numa operação de fiscalização realizada ontem junto de embaladores e armazenistas de azeite em todo o país, com o objectivo de

Negócios negocios@negocios.pt 03 de Maio de 2006 às 12:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 880 litros de azeite e encerrou um estabelecimento comercial, numa operação de fiscalização realizada ontem junto de embaladores e armazenistas de azeite em todo o país, com o objectivo de determinar as condições higieno-sanitárias no seu embalamento.

Segundo o comunicado enviado pela ASAE, a «Operação Azeite» pretendeu também verificar a «qualidade e genuinidade do produto nas unidades fiscalizadas».

Nesta operação de fiscalização, estiveram envolvidas 33 brigadas, com cerca 100 elementos, que instauraram 21 autos de contra-ordenação, apreenderam 880 litros de azeite e encerraram um estabelecimento na região do Centro do país.

As principais infracções registadas referem-se à falta de implementação de HACCP (sistema de auto controle de géneros alimentícios), a deficiências na aplicação deste sistema, à falta de menções obrigatórias na rotulagem, à falta de licenciamento, a deficientes condições técnico-funcionais e higieno-sanitárias e à falta de formação em higiene alimentar, refere o mesmo comunicado.

As regiões onde se verificaram maiores índices de infracções foram o Centro e Lisboa e Vale do Tejo, sendo que no total foram inspeccionados 47 distribuidores e embaladores de azeite de Norte a Sul do país, tendo-se registado uma taxa de incumprimento de 45%.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias