Empresas Assim é o Aquila, o drone da Facebook que quer levar a net a todo o mundo

Assim é o Aquila, o drone da Facebook que quer levar a net a todo o mundo

O primeiro voo de testes da aeronave não tripulada em tamanho real aconteceu no final da semana passada. No futuro, deverá voar a 18 km de altitude e distribuir acesso à internet num raio de quase 50 quilómetros.
DR/Facebook DR/Facebook DR/Facebook DR/Facebook DR/Facebook DR/Facebook DR/Facebook DR/Facebook DR/Facebook DR/Facebook
Negócios 25 de julho de 2016 às 11:09

É possível levar a internet a todos os cantos - mesmo os mais recônditos - do mundo? A empresa dona da rede social Facebook quer acreditar que sim e já conseguiu pôr no ar mais um meio para tal.


O Aquila (águia, em italiano), o aparelho não tripulado concebido pelo Connectivity Lab da Facebook, fez no final da semana passada o primeiro voo experimental, com a duração de uma hora e meia. O teste - depois de meses a voar um protótipo com um quinto do tamanho real - decorreu na base militar Yuma Proving Ground, no Arizona, EUA.


Quando estiver totalmente desenvolvida, de cada vez que levantar voo a aeronave com a envergadura de um avião comercial deverá conseguir ficar no ar durante três meses. Trata-se de um drone alimentado a energia solar e que ficará apto a voar a grande altitude, distribuindo acesso à internet num raio de quase 50 quilómetros.


À velocidade cruzeiro, o aparelho que permite o acesso à internet através de comunicações por laser e ondas milimétricas consome tanta electricidade quanto um micro-ondas ligado. O objectivo é que possa vir a voar a 60 mil pés de altitude (cerca de 18 quilómetros).


A rede social estima que haja ainda 60% da população - 4 mil milhões de pessoas - sem acesso à world wide web e que 1,6 mil milhões vivam em zonas remotas onde só dentro de muitos anos se tornará rentável instalar infra-estruturas de telecomunicações.


Além de aeronaves, o Connectivity Lab inclui também o desenvolvimento de satélites e sistemas de comunicação sem fios para levar a internet onde ela ainda não existe. Também a Google tem em curso um projecto semelhante - o Project Loon -, envolvendo satélites e balões.

A carregar o vídeo ...



pub

Marketing Automation certified by E-GOI