Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Auditoria à CGD aprovada por Centeno não está a ser feita

"O Governo tomou a decisão de solicitar esta auditoria" aos actos de gestão da CGD desde 2000, disse Centeno em Junho. Está-se em finais de Setembro e não existe, admitiu o presidente do banco.

Correio da Manhã
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 27 de Setembro de 2016 às 17:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 16
  • ...

A auditoria à Caixa Geral de Depósitos que o Governo aprovou não está a ser feita. Nem tão pouca a auditoria que o Parlamento recomendou que fosse realizada.

 

"Neste momento, não fui formalmente incumbido de fazer nenhuma auditoria", frisou António Domingues na audição desta terça-feira, 27 de Setembro, na comissão parlamentar de inquérito à CGD.

 

A auditoria independente aos actos de gestão foi pedida por Mário Centeno a 23 de Junho após um Conselho de Ministros, onde o ministro afirmou que pretendia olhar para os actos de gestão desde 2000.

 

Um mês depois, também o Parlamento fez o mesmo pedido, recomendando ao Governo que pedisse uma auditoria para olhar para os créditos do banco público que pudessem colocá-lo em risco.

 

Contudo, o entendimento da Caixa, que foi transmitido ao Banco de Portugal, é que, por serem auditorias que devem olhar para os créditos concedidos no "passado", deveriam ser feitas "sob o controlo do Banco de Portugal". "É a forma institucionalmente mais adequada". Mas não há novidades neste aspecto, disse António Domingues.

 

A auditora que trabalha com o banco estatal é a Deloitte, o seu auditor externo, que "está a apoiar no trabalho de confirmação, ou não, das estimativas de necessidades de capitalização".

 

O Estado está autorizado a injectar directamente até 2.700 milhões de euros (a auditoria é que deveria ditar o verdadeiro valor a colocar) no banco público no âmbito da capitalização de 5.1600 milhões de euros. 

 

Ver comentários
Saber mais Caixa Geral de Depósitos António Domingues Mário Centeno Conselho de Ministros Banco de Portugal Deloitte
Mais lidas
Outras Notícias