Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Aumento de passageiros faz disparar lucros da easyJet

A easyJet, a segunda maior companhia aérea de "low cost" da Europa, anunciou hoje que os seu lucros anuais aumentaram em 59%, com a empresa a beneficiar do aumento da procura e da subida dos preços das passagens. A easyJet anunciou ainda que exerceu uma o

Paulo Moutinho 14 de Novembro de 2006 às 10:38

A easyJet, a segunda maior companhia aérea de "low cost" da Europa, anunciou hoje que os seu lucros anuais aumentaram em 59%, com a empresa a beneficiar do aumento da procura e da subida dos preços das passagens. A easyJet anunciou ainda que exerceu uma opção de compra de 52 novos aviões Airbus A319.

Os resultados líquidos da companhia subiram para os 91,4 milhões de libras (135,8 milhões de euros), dos 59 milhões de libras (87,6 milhões de euros) registados em igual período do ano passado, superando os 91,2 milhões de libras estimados pelos analistas consultados pela agência Bloomberg.

Para estes resultados contribuiu o aumento da procura por passagens aéreas. De acordo com a informação divulgada hoje pela easyJet, o número de passageiros aumentou em 11,5% para 33 milhões, até ao final deste ano fiscal, terminado a 30 de Setembro.

Além do aumento do número de passageiros, registou-se ainda uma subida dos preços das passagens aéreas, na ordem dos 5,9%. Assim, as receitas totais da easyJet cresceram 21% para 1,62 mil milhões de libras (2,4 mil milhões de euros).

Estes factores compensaram o aumento dos custos com combustível que, segundo a companhia, aumentaram em 33% por unidade, ou 2,48 libras (3,68 euros) por passageiro.

Ontem as acções da easyJet atingiram um novo máximo histórico nos 574 pence, com o mercado a guardar bons resultados. Na sessão de hoje, os títulos seguem estáveis nos 566 pence.

easyJet exerce opção de compra de mais 52 aviões à Airbus

A easyJet anunciou hoje que chegou a um acordo com o fabricante europeu de aviões, a Airbus, para accionar as opções existentes para 52 aviões Airbus A319, com entrega entre 2008 e 2010, e para assegurar novas opções por 75 aviões adicionais A320.

Isto significa que a easyjet agora possui uma encomenda assegurada de 104 aviões com a Airbus, com um valor de venda acima dos 4 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros), e detém direitos de compra sobre 123 aviões adicionais.

No total, a encomenda da Easyjet de aviões Airbus (incluindo opções),inicialmente anunciada em Outubro de 2002, é actualmente de 315 aparelhos, sendo que destes, 88 aviões já foram entregues.

A "low cost" afirma que "este facto irá salientar o crescimento da easyJet nos próximos anos e assegurará que a companhia aérea continuará a operar os aviões mais limpos e silenciosos disponíveis", acrescentando que assegurará também "milhares de empregos na indústria europeia de produção".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio