Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Aumento do gasóleo verde gera nove milhões de euros para financiar investimento

O ministro da Agricultura estimou que o aumento de três cêntimos do gasóleo verde vai gerar nove milhões de euros de receitas que vão ser canalizadas para financiar o investimento agrícola, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020).

Ministro da Agricultura - Capoulas Santos
Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 01 de Março de 2016 às 21:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Luís Capoulas Santos, que está a ser ouvido na Assembleia da República, respondeu às críticas da bancada do PSD, que se insurgiu contra o aumento do gasóleo verde, sublinhando que esta subida é "metade" da que foi aplicada aos combustíveis em geral e que vai reverter para o investimento na agricultura.

 

A pesca, uma actividade que também pode beneficiar do gasóleo verde, vai contar com uma verba adicional de um milhão de euros, a direccionar para o investimento, adiantou o ministro, durante uma audição conjunta das comissões de Orçamento do Estado e Finanças e de Agricultura e Mar, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2016.

 

Capoulas Santos garantiu que o orçamento da Agricultura saiu reforçado este ano com 115 milhões de euros (de 1.067 para 1.182 milhões de euros), apesar dos "mapas não espelharem esta realidade".

 

Segundo o governante, além dos 74,7 milhões de euros das receitas gerais, o orçamento conta com mais dois milhões de euros para reforçar a componente de investimento através do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e 4,8 milhões de euros do Fundo de Carbono, além dos nove milhões de euros provenientes do aumento do gasóleo verde. "Temos verba suficiente para executar integralmente a dotação do PDR, que se aproxima dos 600 milhões de euros, o que permitirá executar a 100%" o programa, vincou.

 

Capoulas Santos adiantou ainda que a dívida do Estado às seguradoras no âmbito do seguro de colheitas (SIPAC) ascende a 20 milhões de euros, prevendo pagar um quarto deste montante (cinco milhões de euros) este ano.

 

Quanto à abertura de novos mercados, o ministro esclareceu que está neste momento "a trabalhar em 23 frentes", tendo sido desbloqueado recentemente o mercado da Colômbia, particularmente importante para o sector frutícola.

 

O responsável da pasta da Agricultura aposta ainda na renovação dos funcionários do ministério que lidera, já que vão ser abertos 578 lugares de quadro, havendo a expectativa de novas contratações de acordo com as disponibilidades financeiras. 

Ver comentários
Saber mais Luís Capoulas Santos Orçamento do Estado e Finanças Agricultura política gasóleo verde
Outras Notícias