Notícia
Autoeuropa contratualiza financiamento de 250 milhões de euros com o BEI
A Autoeuropa assinou hoje com o Banco Europeu de Investimento (BEI) um contrato através do qual esta instituição avançará com um financiamento de 250 milhões de euros à fábrica portuguesa do grupo Volkswagen.
A Autoeuropa assinou hoje com o Banco Europeu de Investimento (BEI) um contrato através do qual esta instituição avançará com um financiamento de 250 milhões de euros à fábrica portuguesa do grupo Volkswagen.
A verba faz parte do pacote de 541 milhões de euros que a Autoeuropa vai investir entre este ano e 2010, tendo em vista a modernização da fábrica e a optimização das suas capacidades, para poder duplicar a produção e atingir uma média diária de 800 veículos fabricados. O contrato com o BEI destina-se a "suportar a concepção, desenvolvimento e lançamento da produção de veículos de passageiros da marca Volkswagen na fábrica da Autoeuropa em Palmela – Portugal e no centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Volkswagen em Wolfsburg – Alemanha".
A Autoeuropa refere em comunicado que "o objectivo deste plano de investimento é preparar a Volkswagen para os futuros requisitos de mercado". Este plano, explica a empresa, "contém uma componente significativa de investigação e desenvolvimento, incorporando novas tecnologias e inovações técnicas no processo de fabrico, em linha com a política de empréstimos do BEI e os objectivos da Agenda de Lisboa".
"A Autoeuropa está particularmente agradada com a manutenção do relacionamento com o Banco Europeu de Investimento, o qual data de 1991, aquando do apoio dado por esta instituição à construção da fábrica em Palmela", comentou a empresa portuguesa da Volkswagen.
Os investimentos, que foram confirmados no final do ano passado pela casa-mãe, visam possibilitar à Autoeuropa não só um aumento de volume mas também uma diversificação da carteira de produtos. Os monovolumes Volkswagen Sharan e Seat Alhambra estão a chegar ao fim do seu ciclo de vida, algo que a Autoeuropa está a compensar com a produção do Volkswagen Eos, que já pesa mais de 59% nas vendas da fábrica.
O Eos registou em Janeiro um aumento de produção de 36% face ao mesmo mês do ano passado. Ainda este semestre, conforme o Jornal de Negócios ontem noticiou, o Eos começará a ser fabricado para ser exportado para a China. Brasil e México são outros mercados que até ao fim de 2008 ampliarão a lista de destinos do Eos, que recentemente ultrapassou a marca das 100.000 unidades produzidas (desde Março de 2006) e que está a ser exportado para 58 mercados.
Já no ano passado o BEI tinha concedido à Volkswagen um empréstimo de 390 milhões de euros, no âmbito de um investimento do grupo alemão de 1,4 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento. O programa Autoeuropa RDI, que se candidatou a este financiamento do BEI a 6 de Março do ano passado, com aprovação a 17 de Julho, visava o desenho, desenvolvimento e fabrico de dois novos veículos de passageiros nas infra-estruturas já existentes da Volkswagen na Alemanha e em Portugal.