Bolsa Banca grega dispara mais de 12% após resultados

Banca grega dispara mais de 12% após resultados

Os bancos gregos viveram esta quarta-feira a melhor sessão em bolsa dos últimos dois meses e meio, depois de o Piraeus Bank ter anunciado que regressou aos lucros no segundo trimestre.
Banca grega dispara mais de 12% após resultados
Bloomberg
Rita Faria 31 de agosto de 2016 às 16:25

Foi um dia de fortes ganhos para a banca grega, que viveu esta quarta-feira, 31 de Agosto, a melhor sessão em mais de dois meses, depois de dois dos maiores bancos do país terem apresentado os seus resultados trimestrais.

O FTSE/Athex Banks Index, o índice que reúne os maiores bancos da Grécia, disparou 12,43% para o valor mais elevado desde 1 de Agosto. Esta foi a maior valorização diária desde 17 de Junho, dia em que escalou 16,85%.

A banca grega acompanhou, desta forma, o sentimento positivo que se estende a todo o sector na Europa. O índice que agrupa os principais bancos da região sobe mais de 2%, preparando-se para completar, esta quarta-feira, a maior valorização mensal desde Fevereiro de 2015.

Na Grécia, em particular, esta evolução acontece depois de o Piraeus Bank, o maior banco do país em termos de activos, ter anunciado que voltou aos lucros no segundo trimestre deste ano, período marcado pela redução das provisões para o crédito malparado.

A instituição anunciou hoje que fechou o segundo trimestre do ano com lucros de 20 milhões de euros, depois dos prejuízos de 37 milhões registados nos primeiros três meses do ano. As provisões desceram 8% face ao primeiro trimestre para 265 milhões de euros.

O Piraeus Bank é detido em 26,2% pelo fundo de resgate bancário da Grécia, depois da sua recapitalização no ano passado. As acções encerraram a sessão a ganhar 14,96% para 14,6 cêntimos.

Já o Alpha Bank subiu 9,55% para 1,72 euros depois de ter anunciado ontem que os seus prejuízos aumentaram de 2,2 milhões no período entre Janeiro e Março para 16,8 milhões no segundo trimestre. Esta evolução deve-se sobretudo às provisões para o crédito malparado, que subiram 37% para 349,7 milhões de euros.

O National Bank of Greece valorizou 12,83% 21,1 cêntimos e o Eurobank Ergasias disparou 17,32% para 53,5 cêntimos. 

A bolsa de Atenas liderou os ganhos na Europa esta quarta-feira com uma subida de 3,3%. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI