Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco britânico Northern Rock corta mais 680 empregos para poder ser privatizado

A instituição financeira que foi nacionalizada em 2008 procede agora a cortes dos seus gastos para poder ser apelativa para investidores privados.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 28 de Março de 2011 às 17:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O banco Northern Rock foi nacionalizado em Fevereiro de 2008, com a crise global que se seguiu ao colapso do "sub-prime" norte-americano. Depois de apresentar prejuízos este mês, a entidade pretende reduzir os custos, de forma a tornar-se atractiva para investidores privados. O corte da força de trabalho é a solução apresentada.

De acordo com o “The Guardian”, serão reduzidos 680 postos de trabalhos durante este ano, estando o banco em negociações com os funcionários e com os sindicatos para conseguir “melhorar a eficiência operacional e alinhar o número total de empregados com as expectativas de crescimento a médio prazo”.

O anúncio tinha sido já pré-anunciado quando o presidente executivo, Ron Sandler, apresentou os prejuízos de 232 milhões de libras do banco, no início de Março. Nessa altura, Sandler defendeu que, para atingir os objectivos acordados, teria de continuar a corrigir os custos, custos esses “grandes demais relativamente à dimensão da empresa”, anunciando, aí, possíveis reduções na força laboral.

David Fleming, do sindicato Unite, classificou os novos cortes de “pavorosos” e “escandalosos”, referindo que a força de trabalho já foi cortada em um terço desde a nacionalização. Salientou que esta diminuição dos funcionários é uma “tentativa desesperada de encontrar um comprador privado”. Os sindicatos preferiam que o banco se tornasse novamente mutualista, o que significaria que a maioria das acções passava para as mãos dos funcionários ou dos clientes.

A UK Financial Investments, que gere os bancos resgatados na crise financeira, avisou as instituições financeiras para se prepararem para regressar a mãos privadas. Na quinta-feira, a Bloomberg avançou que o Governo britânico poderia estar a preparar a venda das suas participações parciais no Lloyds e no Royal Bank of Scotland.
Ver comentários
Saber mais Northern Rock mutualização instituição mutualista
Mais lidas
Outras Notícias