Banca & Finanças Banco de Desenvolvimento da América Latina entra no capital da Sofid

Banco de Desenvolvimento da América Latina entra no capital da Sofid

O Banco de Desenvolvimento da América Latina é a primeira entidade estrangeira a ser detentora de capital da sociedade financiadora de projectos de internacionalização portugueses.
Banco de Desenvolvimento da América Latina entra no capital da Sofid
Bruno Simão
Isabel Aveiro 08 de janeiro de 2016 às 17:05

A Sofid – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento passou a deter um novo accionista, numa operação por aumento de capital, anunciou esta sexta-feira, 8 de Janeiro, a instituição.

Em comunicado enviado às redacções, a Sofid adianta que o "CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina é o novo accionista da Sofid". "Torna-se assim a primeira instituição financeira estrangeira a participar no capital social do banco de desenvolvimento português".

"Esta operação", adianta a nota de imprensa, "decorreu no âmbito do primeiro aumento de capital da história da Sofid (fundada em 2007)" e "envolve a entrada da multilateral financeira da América Latina no banco de desenvolvimento que apoia a internacionalização das empresas portuguesas em países emergentes e em vias de desenvolvimento".

O Estado passou a deter 65% do capital, ficando a instituição CAF com 4% da Sofid, apurou o Negócios. A banca "não acompanhou o aumento de capital" o que faz com que a sua posição seja diluída, para cerca de 8% cada. Até agora, e segundo o que está ainda no "site" oficial da Sofid, o Estado era detentor de 59,99%. O BCP, o Novo Banco o BPI e a CGD eram donos, cada, de 10%, e a ELO dos restantes 0,01%.

A operação agora anunciada "permitirá à Sofid reforçar estrategicamente os seus instrumentos de apoio a projectos de empresas nacionais naquela região do globo", adianta. "Neste momento, a Sofid já apoia projectos de investimento no México e no Brasil, mas tem no seu 'pipeline' novos projectos para outros países da América Latina, nomeadamente Colômbia e Peru", garante.

(Notícia actualizada com informação adicional sobre a operação e participações às 17:30)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI