Notícia
Banco de Portugal instaurou 56 processos de contra-ordenação em 2013
Regulador fez mais de mil recomendações durante o ano passado para exigir aos bancos a correcção de irregularidades.
- Assine já 1€/1 mês
- 12
- ...
O Banco de Portugal instaurou 56 processos de contra-ordenação contra as instituições financeiras durante o ano passado, um aumento de 60% face a 2013. Ao mesmo tempo, a entidade liderada por Carlos Costa emitiu mais de mil recomendações para a correcção de irregularidades.
De acordo com o Relatório de Supervisão Comportamental, foram instaurados “56 processos de contra-ordenação (34 processos em 2012) contra 23 instituições. Neste período, o Banco de Portugal concluiu 33 processos de contra-ordenação, sendo 19 respeitantes a processos transitados de anos anteriores e 14 a processos instaurados em 2013”.
“Dos processos instaurados, 35 estavam relacionados com o incumprimento de normas específicas que regem a actividade das instituições de crédito e quatro respeitaram a observância dos deveres de conduta”, revela o comunicado enviado pelo Banco de Portugal.
Ao mesmo tempo, segundo o Relatório de Supervisão Comportamental, foram emitidas “1.030 recomendações e determinações específicas para exigir a correcção das irregularidades e incumprimentos detectados. 500 resultaram da avaliação da implementação das alterações ao quadro normativo introduzidas em 2013”, diz o regulador.