Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos irlandeses passam testes de stress

O Bank of Ireland e o Allied Irish Banks, os dois maiores bancos do país, vão passar os testes de resistência, cujos resultados são amanhã publicados, de acordo com uma fonte citada pela Bloomberg.

Os dois bancos irlandeses pertencem ao grupo de 91 bancos europeus que estão a ser “testados” e, de acordo com uma fonte consultada pela Bloomberg que optou por permanecer anónima uma vez que os resultados só amanhã serão divulgados, nenhum dos bancos se verá na obrigação de proceder a aumentos de capital de forma a poderem ultrapassar um eventual incumprimento da dívida soberana.

Do lado do Bank of Ireland, o aumento de capital de 2,9 mil milhões de euros feito recentemente deu ao banco o capital suficiente para ultrapassar as exigências levantadas pelos reguladores europeus.

Quanto ao Allied Irish Banks, de acordo com outra fonte citada pela Bloomberg que também optou por não ser identificada, os reguladores terão tido em linha de conta os planos do banco de angariar 7,4 mil milhões de euros até ao fim do ano, pelo que também esta instituição financeira não terá problemas em passar nos testes.

A situação deste banco não é, contudo, ainda definitiva, uma vez que as operações que gerarão o capital referido (venda das posições do banco irlandês no banco polaco Zachodni WBK e no norte-americano M&T Bank) ainda não estão concretizadas, apesar de o governo já ter subscrito a intenção de vender as posições. Assim, à medida que o dia 23 – dia em que serão publicados os resultados – se aproxima, as informações sobre os resultados dos testes vão aparecendo.

Recorde-se que já durante o dia de hoje, os banqueiros Ricardo Salgado e Fernando Ulrich manifestaram confiança no desempenho dos bancos que dirigem nos testes de resistência.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio