Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos pequenos vão poupar o dobro com Basileia II

Os bancos de pequena e média dimensão são os que vão conseguir as maiores poupanças com Basileia II, estando as reduções nas suas necessidades de capital estimadas em até 15,4%. Ou seja, exactamente o dobro das poupanças previstas para as instituições ba

Maria Ana Barroso 28 de Junho de 2006 às 07:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os bancos de pequena e média dimensão são os que vão conseguir as maiores poupanças com Basileia II, estando as reduções nas suas necessidades de capital estimadas em até 15,4%. Ou seja, exactamente o dobro das poupanças previstas para as instituições bancárias de grande dimensão.

Segundo o Jornal de Negócios, esta é uma das principais conclusões do quinto estudo de impacto da directiva dos requisitos de capital, que levará à implementação de Basileia II, realizado pelo CEBS, o comité das autoridades europeias de supervisão bancária. Na origem desta diferença poderá estar o facto de os grandes bancos efectuarem já hoje análises de risco mais sofisticados que os pequenos. A transição para Basileia II pode, por isso, para a grande banca não provocar alterações tão radicais.

Ver comentários
Outras Notícias