Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banda larga móvel com 1,2 milhões de utilizadores em Portugal

No último semestre de 2007 registou-se um “crescimento exponencial da penetração da banda larga móvel, com um aumento de 37% do número de utilizadores”, segundo comunicado do gabinete do coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.

Filipe Paiva Cardoso filipecardoso@mediafin.pt 26 de Fevereiro de 2008 às 21:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

No último semestre de 2007 registou-se um "crescimento exponencial da penetração da banda larga móvel, com um aumento de 37% do número de utilizadores", segundo comunicado do gabinete do coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico. O total de clientes desta tecnologia é agora "superior a 1,2 milhões de utilizadores".

Segundo o mesmo comunicado, que cita o relatório i2010 da Comissão Europeia, em 2007 Portugal estava posicionado como o terceiro país europeu com maior número de subscritores da denominada "terceira geração móvel" (3G).

A soma agregada de utilizadores de banda larga fixa e banda larga móvel atinge agora os 2,8 milhões de utilizadores, valor que, segundo o Broadband Scorecard da ECTA, coloca Portugal com uma taxa de penetração na banda larga fixa de 15,65%, mais 1,75 pontos que no relatório anterior desta associação europeia de telecomunicações.

"A relevância que assume em Portugal  a utilização de Banda Larga móvel é um exemplo de como é fundamental considerar as duas formas de acesso para avaliar a penetração de banda larga num País. Essa tem sido a posição defendida por Portugal junto das organizações internacionais, responsáveis pela avaliação destes indicadores", aponta o comunicado de Carlos Zorrinho.

Este ainda elogia a "qualidade e o pioneirismo das ofertas dos operadores móveis nacionais, bem como iniciativas do Governo no âmbito do Plano Tecnológico, como a iniciativa e-escola, que já permitiu disseminar mais de 100 000 portáteis com acesso à Banda Larga móvel".

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias