Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banif diz que administração não tomou decisão sobre aumento de capital

O Banif afirmou hoje que o Conselho de Administração do banco não tomou qualquer decisão sobre a operação de aumentar o capital em 150 milhões de euros. Depois de suspensas, as acções continuam em forte queda na bolsa.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 10 de Março de 2009 às 10:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O Banif afirmou hoje que o Conselho de Administração do banco não tomou qualquer decisão sobre a operação de aumentar o capital em 150 milhões de euros. Depois de suspensas, as acções continuam em forte queda na bolsa.

A imprensa, citando declarações de Horácio Roque, avançou que o Banif pretende realizar um aumento de capital de 150 milhões de euros, para 500 milhões de euros, de modo a cumprir a recomendação do Banco de Portugal, de elevar o Tier I para um mínimo de 8%.

Depois de a CMVM ter obrigado o banco a comentar as notícias, e suspendido as acções, o Banif emitiu um comunicado onde afirma que “não existe qualquer decisão” do Conselho de Administração “quanto a esta matéria, designadamente, quanto à oportunidade, montantes, termos e condições de quaisquer operações de aumento de capital”.

A mesma fonte esclarece que no Ponto 8 da Ordem de Trabalhos prevista para a Assembleia Geral de Accionistas agendada para 31 de Março, está uma proposta do

Conselho de Administração para “autorizar este órgão a aumentar o capital social, uma ou mais vezes, por entradas em dinheiro, nos termos e condições que entender convenientes, até ao montante máximo de quinhentos milhões de euros”.

As acções do Banif afundaram um máximo de 6,9% para 1,08 euros, na sequência destas noticias. As acções, já depois do esclarecimento do banco, retomaram a negociação a caírem 5,17% para 1,10 euros.

No “Iberian Daily” de hoje, os analistas do BPI consideram que os resultados do Banif têm um impacto negativo nas acções e que o aumento de capital era já esperado, devido aos rácios de capital “apertados” do banco.

Assumindo a emissão das acções a 1 euro por acção, o BPI afirma que o aumento de capital de 150 milhões terá um impacto positivo de 137 pontos base no rácio que mede os fundos próprios de base (Tier 1) do banco, que passará para 8,2%, acima dos 8% recomendados pelo Banco de Portugal.

O BPI avalia o Banif em 1,40 euros e recomenda "manter" as acções.
Ver comentários
Outras Notícias