Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bank Millennium com os lucros “mais elevados na história”

O Bank Millennium, detido em 50,1% pelo BCP, aumentou os lucros em 2016, num período marcado pelo crescimento do produto bancário e uma queda das comissões.

Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 03 de Março de 2017 às 16:58
  • Partilhar artigo
  • 24
  • ...

O polaco Bank Millennium terminou o ano com um resultado líquido de 701 milhões de zlotys (163 milhões de euros), o que corresponde a um aumento de 28,3% face ao mesmo período do ano passado, revelou o BCP, dono da maioria do capital do polaco, através de um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

O banco fechou assim 2016, com "o valor mais elevado na história do banco", segundo o mesmo comunicado.

 

A instituição financeira realça que o novo imposto sobre o sector bancário na Polónia teve um impacto de 174,1 milhões de zlotys nos resultados do ano passado. Excluindo este impacto e efeitos extraordinários, como as provisões registadas no segundo trimestre do ano, o resultado líquido do Bank Millennium ascendeu 695 milhões de zlotys, mais 4,1% do que o valor comparável de 2015.

 

O produto bancário da instituição cresceu 23% e a margem financeira aumentou 10%, adianta a mesma fonte. Já as comissões líquidas caíram 2,5%.

 

O rácio de crédito com imparidade situou-se nos 4,5%, enquanto o rácio de solvabilidade, CET1, fixou-se nos 17,3%.

 

O banco polaco apresenta assim os resultados referentes a 2016, dias antes de serem conhecidos os números do BCP. O banco liderado por Nuno Amado vai divulgar os resultados do ano passado na próxima segunda-feira, 6 de Março.

As acções do Bank Millennium fecharam a sessão desta sexta-feira a ganhar 0,57% para 7,05 zlotys em Varsóvia, enquanto em Lisboa as do BCP encerraram a valorizar 1,34% para 15,9 cêntimos.

Ver comentários
Saber mais Bank Millennium BCP Nuno Amado banca Polónia
Outras Notícias