Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BBVA cancela venda da filial em Portugal

Os problemas que assolaram o Grupo Espírito Santo (GES) e que estão a ter impacto no BES terão determinado o cancelamento da venda da sucursal do BBVA em Portugal, noticia o El Confidencial.

Negócios 23 de Julho de 2014 às 08:51
  • Partilhar artigo
  • 12
  • ...

O BBVA terá cancelado a venda da unidade portuguesa devido à turbulência causada pelos problemas que envolvem o BES, avança esta quarta-feira o El Confidencial.

 

A publicação espanhola diz que o grupo liderado por Francisco González considerou insuficientes as ofertas recebidas nas últimas semanas pela sua unidade em Portugal. O El Confidencial diz que o BBVA pôs de "quarentena" a saída do país, depois da venda ter sido afectada pelos problemas que envolvem o GES e que estão a afectar o BES.

 

A mesma publicação espanhola noticiou em Junho que o Crédito Agrícola era a instituição melhor colocada para comprar a sucursal do BBVA. Hoje adianta que o banco espanhol interrompeu as conversações com a instituição portuguesa. O Crédito Agrícola terá sido a única instituição com que o BBVA encetou negociações directas nos últimos tempos, depois de ter considerado desadequadas as propostas apresentadas pelo Banco Atlántico, BIC e Santander Totta. Este último terá apenas mostrado interesse em comprar algumas carteiras de crédito.

 

O El Confidencial adianta ainda que apesar de nunca ter sido revelado qualquer valor, fontes financeiras indicaram que a operação entre o BBVA e o Crédito Agrícola estaria avaliada em cerca de 500 milhões de euros.

 

Desde Março que se sabe que o BBVA tem intenção de alienar a sua actividade em Portugal, que nos últimos anos originou prejuízos, tendo o Negócios noticiado a 20 de Maio que o Crédito Agrícola estava a analisar o negócio. 

 

A 29 de Abril o banco liderado por Licínio Pina tinha já revelado abertura para crescer em Portugal através de aquisições.

 

Actualmente, a estrutura do BBVA Portugal é composta por 83 agências e 750 colaboradores, quando em 2007 eram 109 balcões e o quadro de pessoal contava com 820 colaboradores. Os activos do BBVA Portugal totalizam 5.471 milhões de euros (menos de 1% do total do banco espanhol) e o banco no ano passado apurou prejuízos de 107 milhões de euros.


Esta notícia surge um dia depois do BBVA ter anunciado na terça-feira que foi o vencedor do Catalunya Banc. O BBVA acordou pagar 1.187 milhões de euros para comprar Catalunya Banc. O custo final da operação ficará em torno dos 600 milhões de euros, numa operação em que o BBVA superou as ofertas dos rivais Santander e CaixaBank. Com a venda deste banco da Catalunha, o Estado espanhol assume uma perde de 12 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais BBVA BES Crédito Agrícola Catalunya Banc banca
Outras Notícias