Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP com melhor sessão em mais de ano e meio

Os títulos do BCP fecharam a sessão desta sexta-feira a disparar mais de 13% com a maior valorização entre as acções do sector financeiro europeu, numa negociação marcada pela análise ao reforço dos estímulos anunciados por Draghi.

Miguel Baltazar
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 11 de Março de 2016 às 16:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 15
  • ...

O banco liderado por Nuno Amado valorizou 13,08% para os 4,41 cêntimos, liderando os ganhos entre os títulos financeiros na Europa e registando o maior ganho diário desde Julho de 2014, uma sessão em que tinha disparado quase 27% perante o optimismo que rodeava na altura o aumento de capital da instituição.

A generalidade dos papéis do sector financeiro experimentou fortes ganhos na sessão desta sexta-feira, 11 de Março, em especial os dos países periféricos do euro, com os investidores a digerirem as mais recentes medidas de estímulo na zona euro.

Esta quinta-feira Mario Draghi, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) anunciou o aumento e alargamento do plano mensal de compra de activos (de 60 para 80 mil milhões de euros e incluindo também a aquisição de dívida corporativa) e o corte das três taxas de juro de referência no BCE, que reduz os custos de financiamento da banca junto da instituição.

"Os mercados estão fortes, o efeito BCE estará a ajudar o Millennium bcp porque, para a banca, acabou por ser positivo, e o BCP beneficia", disse  Gualter Pacheco, da Go Bulling, à Reuters. O "trader" considerou ainda que as conversações entre CaixaBank e Santoro de Isabel dos Santos no BPI também favorecem indirectamente o título do BCP, no cenário de uma eventual aproximação entre as duas instituições.

No PSI 20, que encerrou a subir 2,49% e superando os 5 mil pontos, o banco nacional registou também a maior valorização, concluindo a quarta semana consecutiva com sinal mais. Com apreciações menos evidentes ficou o BPI, somando 2,15% para os 1,24 euros. 

Já o índice que reúne os títulos financeiros do STOXX 600 (600 maiores cotadas da Europa) conheceu os maiores ganhos desde 10 de Fevereiro – subiu 6,72% para 115 pontos - fechando a quarta semana de valorização.

No resto da Europa, além do BCP - que liderou - destacaram-se também com ganhos superiores a 10% os espanhóis Banco Popular e Bankia, acompanhados da banca italiana, com avanços dos 5% aos 9%.

(notícia actualizada às 17:08 com mais informação)

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias