Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP cai mais de 6% e está entre os bancos que mais descem na Europa

A banca portuguesa está a acompanhar a descida do sector na Europa, com o BCP a liderar as perdas da banca nacional e a ser o oitavo que mais desce entre os seus pares europeus.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 04 de Maio de 2010 às 11:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...
A banca portuguesa está a acompanhar a descida do sector na Europa, com o BCP a liderar as perdas da banca nacional e a ser o oitavo que mais desce entre os seus pares europeus.

Os títulos do BCP recuam 4,75% para 0.662 euros depois de já ter chegado a perder 6,33%. Já o BPI desce 3,27% para 1,596 euros, enquanto o BES, que ontem apresentou resultados animadores, declina 2,86% para 3,40 euros.

O índice de referência para as cotadas do sector financeiro europeu, Europe Stoxx 600, desce 2,76%, com o BCP a ser o oitavo que mais desce na Europa, num dia em que os 55 títulos que integram este índice negoceiam em baixa.

O sector da banca tem sido dos mais penalizados pela crise orçamental grega, que ameaça contagiar os países com maiores défices orçamentais e viu o impacto dos receios de incumprimento materializarem-se na descida do “rating” da dívida portuguesa em dois níveis, para “AA-”.

Uma descida que se reflectiu na avaliação da qualidade de crédito dos bancos portugueses, dado que “os riscos que os bancos portugueses enfrentam estão a aumentar”, segundo explicou a Standard & Poor’s no dia 27 de Abril.

Apesar de registar a menor descida da sessão entre os seus pares nacionais, o banco liderado por Ricardo Salgado é o que acumula a maior queda desde o início do ano, ao desvalorizar 25,51%. Já o BPI deprecia 24,72% no mesmo período, enquanto o BCP, que é o único com uma classificação da dívida inferior ao da Republica, desce 21,66% e é o menos penalizado face ao seu valor no final do ano passado.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias