Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP tem fora do balanço défice superior a mil milhões de euros do fundo de pensões

O Banco Comercial Português (BCP) integra uma lista de seis bancos da Europa cuja responsabilidade - ainda não reconhecida no balanço - com o respectivo fundo de pensões ultrapassa os mil milhões de euros, segundo o último relatório da Standard & Poor

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 14 de Novembro de 2006 às 06:10

O Banco Comercial Português (BCP) integra uma lista de seis bancos da Europa cuja responsabilidade - ainda não reconhecida no balanço - com o respectivo fundo de pensões ultrapassa os mil milhões de euros, segundo o último relatório da Standard & Poor"s (S&P) para o sector da banca na Europa.

Pela ordem decrescente do montante de défice não reconhecido e cujo valor supera os mil milhões de euros, a S&P destaca o Crédit Suisse, o Barclays, o BCP, o HVB, o ABN e a UBS.

O relatório destaca o banco de Paulo Teixeira Pinto como a instituição com maior percentagem de despesas com o fundos de pensões face ao lucro gerado.

Este relatório procura aferir o impacto que as novas normas de contabilidade (IFRS - International Financial Reporting Standards) estão a ter nas contas dos 44 maiores bancos da Europa Ocidental. Este estudo apenas contempla as obrigações com as pensões de reforma, deixando de lado outros benefícios, como a saúde, que a S&P diz que têm pouco impacto nas contas dos bancos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio