Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP vende 2% da EDP para melhorar contas

O BCP vai vender a participação directa de 2% que detém na EDP, numa medida destinada a melhorar os seus rácios de capital.

Negócios negocios@negocios.pt 20 de Dezembro de 2007 às 07:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O BCP vai vender a participação directa de 2% que detém na EDP, numa medida destinada a melhorar os seus rácios de capital.

Fonte contactada pelo Diário Económico explicou que a ordem prevê a venda da participação em bolsa e não a um investidor determinado, estando a posição avaliada em cerca de 330 milhões de euros, aos actuais preços de mercado.

O objectivo da venda é, aproveitando a valorização dos títulos da eléctrica, reforçar os rácios de capital e aproximar o banco do objectivo definido no programa Millennium 2010, de chegar a esse ano com um rácio ‘core tier 1’ de 6%, no mínimo. Esse valor está, actualmente, perto dos 5,5%, não sendo esta operação suficiente para que esse alvo de 6% seja, desde logo, atingido.

Ao contrário do que chegou a ser noticiado ontem, a venda não se deveu a qualquer pressão por parte do Banco de Portugal, a quem cabe zelar pelo equilíbrio dos rácios dos bancos. "Não há nem havia problemas com o rácio de solvabilidade do BCP", afirmou ao Diário Económico fonte oficial do Banco de Portugal.

Outras Notícias