Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Beka Finance já é a única detentora da sociedade de titularização de créditos Sagres

A espanhola Beka Finance é, desde hoje, a acionista única da Sagres, que gere fundos no valor de 6.500 milhões de euros.

Carlos Stilianopoulus é o CEO da Beka Finance. D.R.
Negócios jng@negocios.pt 16 de Junho de 2020 às 18:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Sagres – Sociedade de Titularização de Créditos informou, em comunicado à CMVM, ter procedido à verificação das condições contratuais e consequente concretização da aquisição da totalidade das ações representativas do seu capital social pela Beka Finance, Sociedad de Valores, com efeitos a 16 de junho de 2020.

 

O contrato de compra e venda da totalidade das ações representativas do capital social da Sagres, sujeito à verificação de condições usuais neste tipo de operações, tinha sido celebrado a 17 de dezembro de 2019 entre o seu acionista único, Citigroup Financial Products Inc. e a Investgala Asesores de Inversión, que por sua vez cedeu a sua posição contratual à espanhola Beka Finance.

 

A Beka Finance passa, assim, a ser acionista única da Sagres – que gere fundos no valor de 6.500 milhões de euros (em 13 titularizações hipotecárias, de consumo e PME).

No seguimento desta nova titularidade, foram aceites as renúncias dos membros do Conselho de Administração aos respetivos cargos e deliberada a eleição de novos membros para completar o mandato em curso, correspondente ao triénio 2019-2021, refere a Sagres num outro comunicado.

 

Assim, o "chairman" será agora Paulo Almadanim de Nápoles Santa Marta. Como vogais foram eleitos María Abigail Sánchez del Río Y Precioso e Fernando Delgado Parra.

 

Com esta aquisição, a empresa financeira espanhola, participada do grupo de capital de risco Gala Capital, quis reforçar a sua posição no mercado português. "Esta compra responde à nova estratégia da empresa de se reforçar como um agente de mercado independente no seio do mercado ibérico, depois da entrada no seu capital da Gala Capital – que controla 65%", sublinhava recentemente o El Confidencial a propósito desta operação.

 

A Beka Finance, liderada por Carlos Stilianopoulus (na foto), ex-administrador da Caja Madrid e do Bankia, até aqui cobria o mercado português a partir de Madrid, onde assessorou operações como a primeira emissão de dívida da região dos Açores e a emissão da Efacec.

 

"A ideia da Beka Finance é potenciar este negócio em Portugal e estudar no futuro se pede o passaporte europeu para originar novas emissões também em Espanha", refere o El Confidencial.

 

Após esta aquisição, destacou ainda aquele jornal espanhol, a Beka Finance está a tentar colmatar a lacuna que tem na banca privada, a área estratégica que lhe falta. Para tal, não descarta a aquisição de alguma entidade do setor, ou criar uma equipa de assessoria.

A Beka já conta com a gestora e com a sociedade de valores, pelo que lhe falta somente a equipa comercial. A sociedade de valores (Beka Finance) gere serviços de intermediação e banca de investimento. Já a sociedade gestora de instituições de investimento coletivo (Beka Asset Management SGIIC) tem o seu foco na gestão de fundos de investimento alternativo e fundos de investimento com uma perspetiva internacional e de longo prazo.

 

Outra possível via de crescimento da Beka Finance é a aquisição de gestoras de fundos, salienta o jornal espanhol. Já o tentou em 2019, colocando-se na fila para comprar a filial de fundos de investimento do Novo Banco em Espanha (Novo Activos FInancieros España [NAFE]), mas esta acabou por ser adquirida pela gestora espanhola Trea Asset Management.

Ver comentários
Saber mais Beka Finance Sagres Titularização de Créditos Gala Capital serviços financeiros
Mais lidas
Outras Notícias