Desporto Benfica é a 40.ª marca de futebol mais valiosa do mundo

Benfica é a 40.ª marca de futebol mais valiosa do mundo

O SL Benfica entrou na lista das marcas de futebol mais valiosas do mundo, ocupando diretamente o 40.º lugar. No ano passado não estava no ranking da Brand Finance.
reuters reuters reuters reuters reuters EPA Action Images reuters Action Images EPA Peter Spark /Movephoto
Sara Antunes 16 de maio de 2019 às 10:19

A lista das 50 marcas de futebol mais valiosas do mundo é liderada pelo Real Madrid, com um valor de 1,6 mil milhões de euros. O clube, cuja principal equipa é treinada por Zinédine Zidane, destronou o Manchester United, que passou para segundo lugar, com a sua marca avaliada em 1,47 mil milhões de euros.

 

Portugal tem apenas um clube entre as marcas mais valiosas. O Benfica, que em 2017 deixou de constar neste ranking, voltou a entrar na lista, diretamente para o 40.º lugar.

Houve mais duas entradas na lista das marcas mais valiosas do futebol que ocuparam lugares mais cimeiros do que o Benfica.

 

Foi o Wolverhampton Wanderers, treinado pelo português Nuno Espírito Santo, com a equipa principal a conseguir subir à primeira divisão do campeonato inglês, estando a ter um desempenho que lhe poderá permitir chegar às competições europeias.

 

A outra marca foi o Olympique De Marseille, que ascendeu diretamente ao 36.º lugar, depois de na época de 2017-2018 terem chegado à final da Liga Europa, jogo que acabaram por perder frente ao Atlético de Madrid.

A Brand Finance adianta que a Premier League (liga inglesa) é a mais valiosa, com aos clubes ingleses a "dominarem o ranking" com um total de 17 clubes, num universo de 50. Além de representarem 43% do valor total das marcas. Em segundo lugar surge a liga alemã, a Bundesliga, com 13 clubes no ranking. Ainda que em termos de valor total das marcas, a liga espanhola tenha um valor mais elevado.

 

O Benfica consta ainda noutra lista: a das marcas mais fortes do mundo do futebol. Neste caso, a equipa da Luz entrou diretamente para o 21.º lugar.

 

Já em termos de valor da empresa, Portugal conta com dois clubes neste ranking: o Benfica, em 26.º lugar, e o Porto em 40.º. Neste caso, o Futebol Clube do Porto consegue manter-se neste ranking, uma vez que em 2018 já constava. Contudo, desceu três posições.

 

O estudo da Brand Finance elabora três listas sobre as marcas de futebol, mas só mostra os valores para os primeiros dez de cada lista. Ou seja, é possível perceber que a marca Real Madrid está avaliada em 1,6 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 26,9% face ao ano passado. A fechar o ranking está o Tottenham, avaliado em 758 milhões de euros. Já no caso do Benfica o valor não é revelado.

(Notícia atualizada às 10:45 com mais informação)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI