Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Berlim terá abordado o UBS para possível compra de participação no Commerzbank

A revista alemã “Focus” noticiou este fim de semana que Wolfgang Schäuble terá abordado o presidente do UBS para uma possível compra da participação que o Governo alemão ainda detém no Commerzbank por parte do banco suíço.

Indicador de confiança alemão atinge máximo de dois anos
Inês Balreira inesbalreira@negocios.pt 15 de Julho de 2013 às 19:03
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

Segundo a última edição da revista alemã, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, abordou Axel Weber, presidente do UBS e antigo presidente do Bundesbank, sobre a possibilidade do banco suíço comprar uma participação de 17% que o Governo de Ângela Merkel ainda detém no segundo maior banco alemão.

 

Ambos os bancos recusaram-se já a comentar a notícia avançada pela “Focus”, que não cita fontes. O Ministério das Finanças da Alemanha rejeitou confirmar as negociações entre Schaeuble e Weber, afirmando apenas que “sempre foi objectivo do Governo limitar, no mais curto período de tempo, as medidas de estabilização que introduziu no seguimento da crise financeira”. O ministério acrescentou ainda que não sabe quando é que as restantes acções que detém no Commerzbank vão ser vendidas, refere a Reuters.

 

O Governo germânico tornou-se accionista do Commerzbank em 2009, altura que o banco foi resgatado, na sequência da crise financeira de 2008 que sucedeu à falência do Lehman Brothers.

 

Inicialmente, através de uma injecção de capital, no valor de 16,4 mil milhões de euros, o Governo alemão adquiriu uma participação sem direito de voto de 25%. A participação governamental no banco diminuiu para 17% quando não participou num aumento de capital no início deste ano. Este aumento de capital permite ao Commerzbank pagar a restante dívida. No entanto, o Governo alemão deverá esperar que as acções do banco superem os 30 euros para evitar perdas de investimento.

Ver comentários
Saber mais Berlim Alemanha Schäuble UBS Commerzbank
Outras Notícias