Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BES muda de nome para Novo Banco e fica com todos os depósitos e os créditos bons

Um novo BES com o mesmo aspecto abre as portas. Para os clientes habituais nada muda. Na realidade é um banco sem as dívidas do Grupo Espírito Santo, sem o BES Angola e sem outros créditos de empresas em dificuldades. Para os clientes a principal alteração até pode ser no nome, que passa para Novo Banco.

Miguel Baltazar/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 86
  • ...

O BES foi durante este fim-de-semana separado em dois bancos, o bom e o mau. O BES que abre amanhã as portas aos seus clientes é um banco capitalizado pelo fundo de resolução e sem os activos tóxicos.

 

"O conselho de administração Banco de Portugal deliberou hoje aplicar ao BES uma medida de resolução. A actividade e património serão transferidos para um banco novo, designado Novo Banco, devidamente capitalizado e expurgado de activos problemáticos", disse o Governador do Banco de Portugal.

 

Para os clientes, depositantes e empresas com empréstimos, nada muda. Menos o nome da instituição financeira, que passa a Novo Banco.

 

Para o sistema no seu conjunto, o novo BES é um banco mais sólido alvo de aumento de capital realizado pelo Fundo de Resolução.

 

O banco mau, que vai ficar com o nome do BES, passa a deter todos os activos de empresas em dificuldades, nomeadamente as dívidas do grupo GES, assim como a participação no BES Angola.

 

O governo e o Banco de Portugal tomaram esta decisão porque já não era possível manter o mesmo BES com as portas abertas. Tinha perdido o acesso a empréstimos do BCE depois dos resultados que apresentou no primeiro semestre.

 

Os accionistas do BES assim como os detentores de obrigações subordinadas perdem tudo, ficando donos do 'bad bank'.

 

O 'bad Bank' ou o 'BES mau' entra em liquidação e passará a ser gerido por um administrador de falências.

 

O Novo BES mantém a administração que entrou recentemente no banco e é um banco que será vendido o mais depressa possível. É detido pelo Fundo de Resolução onde participam todos os bancos do sistema.

 

Os clientes do BES sem activos problemáticos do grupo GES não serão afectados.

Ver comentários
Saber mais BES Banco de Portugal Governador do Banco de Portugal Novo Banco Fundo de Resolução grupo GES BES Angola BCE bad bank
Outras Notícias