Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BESI: Lucros do BPI terão caído para metade no primeiro semestre

O BESI estima que o BPI tenha lucrado 44 milhões de euros na primeira metade do ano, menos 48% do que no mesmo período do ano anterior. Provisões podem descer mas continuam a pesar nos resultados.

17 - Fernando Ulrich, BPI. 0,36%
Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 18 de Julho de 2013 às 13:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • 29
  • ...

O BPI deverá ter fechado o primeiro semestre com lucros de 44 milhões de euros, menos 48% do que no período homólogo do ano passado, antecipa o BESI. A maior parte dos lucros do semestre terão sido correspondentes ao primeiro trimestre, já que para o segundo trimestre o BESI estima lucros de quatro milhões de euros.

 

A pressionar os resultados na comparação homóloga estará a queda da margem financeira, em 18%, de 292 milhões na primeira metade de 2012 para 241 no primeiro semestre de 2013. O banco prevê, no entanto, uma melhoria de 7% na margem financeira na comparação entre o segundo trimestre e o primeiro trimestre deste ano.

 

As provisões contra crédito malparado podem descer um pouco, acredita o BESI, de 139 milhões em 2012 (primeira metade) para 131 milhões neste semestre, mas continuam a ser um factor importante na limitação dos resultados líquidos.

 

Em Portugal, o BPI diz que “antecipamos uma continuação da deterioração da qualidade dos activos e uma melhoria da margem financeira face ao trimestre anterior”.

 

Quanto às actividades do BPI em Angola, o BESI diz que “o ambiente de baixas taxas de juro significa que as boas perspectivas macroeconómicas para o país não devem ter grande repercussão nos lucros do banco”. Ainda assim, o banco espera que “Angola continue a ser o maior contribuinte para os lucros”.

 

O BPI contará também, acredita o BESI, com uma menor contribuição das receitas em operações de mercado (“trading”) – nomeadamente envolvendo a dívida pública portuguesa –, já que estes lucros devem ter caído para 43 milhões de euros no segundo trimestre. Nos últimos dois trimestres de 2012, o banco lucrou 179 milhões e 156 milhões de euros com estas operações.

 

O BESI tem um "target" de 1,10 euros por acção para o BPI, com recomendação "neutral". As acções estão a cotar nos 92,1 cêntimos.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 


(Notícia corrigida no dia 19 de Julho às 17h39. No primeiro parágrafo, onde se lia 4 mil milhões de euros, deve ler-se 4 milhões de euros)

Ver comentários
Saber mais BESI BPI previsão resultados
Outras Notícias