Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BESI nega ter realizado emissão de obrigações da ESI ou da Rioforte

O Banco Espírito Santo de Investimento, liderado por José Maria Ricciardi, negou esta terça-feira ter realizado emissões de obrigações da Espírito Santo International ou da Rioforte.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 16 de Dezembro de 2014 às 21:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

"Relativamente ao papel comercial da ESI ou outras entidades do Grupo Espírito Santo, o BESI nunca intermediou, colocou ou prestou qualquer garantia sobre este papel comercial, portanto nunca o avalizou, nem efectuou qualquer avaliação", garante o BESI em comunicado. A Espírito Santo International era a sociedade de topo do GES.

 

O banco de investimento liderado por José Maria Ricciardi assegura ainda que "não subscrevia ou colocava qualquer emissão ao abrigo de programas de papel comercial e nunca foi feita qualquer análise à situação económica e financeira dos emitentes dos programas".

 

O comunicado, assinado por Francisco Cary, vice-presidente da comissão executiva do BESI, e Rafael Valverde, vogal da comissão executiva, surge, segundo a instituição, na sequência de "declarações contraditórias que têm sido proferidas em vários testemunhos". José Maria Ricciardi, que já falou perante a comissão de inquérito a 9 de Dezembro, e enviou já um comunicado aos deputados a contestar o que foi dito por Amílcar Morais Pires (antigo administrador financeiro do BES), não assina esta documento.

 

Os deputados da comissão parlamentar de inquérito têm tentado seguir os passos do Grupo Espírito Santo. Um deles é a emissão de obrigações por várias empresas do grupo – nomeadamente para tentar perceber quem foram os beneficiários de tais colocações de dívida. Um outro assunto em destaque, que Ricciardi comenta neste comunicado, é a venda de papel comercial de sociedades do Grupo Espírito Santo (uma das soluções encontradas para as empresas se financiarem foi a venda deste título de dívida junto dos clientes aos balcões do BES).

Ver comentários
Saber mais ESI Grupo Espírito Santo José Maria Ricciardi Francisco Cary Rafael Valverde BES BESI emissão de obrigações Rioforte
Mais lidas
Outras Notícias