Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BHP duplica lucros e fica com maior margem para elevar preço da OPA sobre a Potash

A empresa de minérios BHP Billiton apresentou um lucro de mais do dobro do ano anterior mas que, mesmo assim, ficou abaixo das estimativas. No entanto, os dados permitem que a empresa consiga aumentar o valor da OPA hostil sobre a Potash.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 25 de Agosto de 2010 às 08:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O resultado líquido divulgado foi de 12,7 mil milhões de dólares australianos (10 mil milhões de euros) no ano que terminou em Junho, que compara com os 5,9 mil milhões de dólares (4,66 mil milhões de euros) do período homólogo. Contudo é um valor inferior à média de 13,3 mil milhões de dólares (10,5 mil milhões de euros) definida pelas estimativas de economistas ouvidos pela Bloomberg.

O crescimento do lucro deveu-se aos preços mais elevados de cobre, níquel e alumínio, compensando o afundamento do ano anterior que se deveu ao ambiente de recessão económica.

Na última semana, a companhia apresentou uma proposta de 39 mil milhões de dólares (30,8 mil milhões de euros) de compra pela maior empresa de fertilizantes do mundo, a Potash, que foi rejeitada e, em consequência disso, lançou-lhe uma OPA hostil.

Mas a chinesa Sinochem e a brasileira Vale parecem estar em conversações para fazer frente à mesma, o que pode levar à necessidade de um aumento do preço por parte da companhia mineira.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias