Aviação Boeing faz provisão de 4,3 mil milhões de euros por ter 737 Max em terra

Boeing faz provisão de 4,3 mil milhões de euros por ter 737 Max em terra

A construtora aeronáutica norte-americana anunciou que a provisão se destina a compensar o facto de ter os 737 Max em terra e de os custos de produção terem aumentado.
Boeing faz provisão de 4,3 mil milhões de euros por ter 737 Max em terra
Reuters
Negócios 18 de julho de 2019 às 23:06

A Boeing anunciou esta quinta-feira, 18 de julho, que nas contas do seu segundo trimestre estará contabilizada uma provisão no valor de 4,9 mil milhões de dólares (4,36 mil milhões de euros) devido ao facto de a sua frota de aviões 737 Max continuar em terra.

 

Na semana passada, a construtora aeronáutica norte-americana avançou que no primeiro semestre deste ano entregou 230 aviões comerciais, o que corresponde a uma queda de 37% face ao mesmo período do ano passado. E tudo devido à crise provocada pelos acidentes do modelo 737 Max – responsáveis pelos recentes acidentes mortais na Indonésia e Etiópia.

 

As quedas desses aviões ensombraram a reputação da empresa sediada em Seattle e têm tido um impacto negativo também nas suas contas.

 

Assim, no próximo dia 24 de julho, quando a Boeing apresentar as suas contas do segundo trimestre, estará contabilizado o valor – já depois de impostos – de 4,9 mil milhões de dólares posto de lado para provisões destinadas a cobrir os custos de ter esta sua frota em terra.

 

Segundo a Boeing, este encargo "está ligado a uma estimativa de potenciais concessões e outras considerações a atribuir aos clientes por perturbações relacionadas com a paragem dos 737 Max e com os decorrentes atrasos na entrega destes modelos".

 

A construtora aeronáutica sublinhou que os custos estimados para a produção do seu principal avião de corredor único aumentaram em 1,7 mil milhões de dólares no segundo trimestre – isto devido aos maiores gastos, derivados da redução mais prolongada do que o esperado na sua taxa de produção de aeronaves.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI