Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa da Turquia sobe para máximo de 20 anos

Estimativa do Banco Central reduz taxa de inflação, o que beneficia bancos por registarem taxas de juros mais baixas.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 27 de Julho de 2010 às 13:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os bancos estão a liderar a bolsa turca que atingiu hoje um máximo de mais de vinte anos, depois de o Banco Central ter reduzido a estimativa para a inflação do país, adiando a possibilidade de se aumentarem as taxas de juro.

O principal índice da Turquia, ISE National 100, chegou aos 60.354,07 pontos, com uma subida de 1,4%, sendo que é a pontuação mais alta desde, pelo menos, Janeiro de 1990, segundo a Bloomberg.

O facto deveu-se à revisão em baixa da taxa de inflação pelo Banco Central Turco, que desceu o valor de 8,4% para 7,5%, de acordo com o governador Durmus Yilmaz.

Os bancos Garanti Bankasi e o Akbank TAS estão a liderar os ganhos de hoje o que é explicado por um analista de uma empresa de Istambul: “uma baixa inflação significa que o Banco Central não vai aumentar as taxas de juro, o que vai fazer com que os bancos beneficiem disso este ano”.

As expectativas sobre os resultados das entidades bancárias também estão a ajudar à boa performance. No segundo trimestre de 2010, o banco Garanti poderá passar de 765,1 milhões de liras (389,091 milhões de euros), contabilizadas no período homólogo de 2009, para 910 milhões de liras (462,78 milhões de euros).
Ver comentários
Outras Notícias