Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BP confirma novo CEO e venda de 30 mil milhões em activos

A petrolífera inglesa confirmou a nomeação de Robert Dudley como o seu novo CEO e pretende encaixar 30 mil milhões de dólares em activos para cobrir os custos com o derrame da Golfo do México.

BP confirma novo CEO e venda de 30 mil milhões em activos
Ana Catarina Gonçalves 27 de Julho de 2010 às 11:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O americano Robert Dudley, que desde 23 de Junho tem sido o responsável pela resposta da empresa à fuga, será a partir de 1 de Outubro o novo CEO da empresa, substituindo Tony Hayard, confirmou hoje a BP num comunicado. “Para o bem da BP, especialmente dos Estados Unidos, a coisa certa e retirar-me”, afirmou Hayward numa conferência com jornalistas, citado pela Bloomberg.

Depois de ter registado uma prejuízo recorde com o derrame da plataforma Deep Horizon no Golfo do México, a BP irá vender nos próximos 18 meses cerca de 30 mil milhões de dólares em activos (23 mil milhões de euros), reduzir o investimento e cortar os dividendos para cobrir os custos de limpeza.

A fuga, que reduziu em 45 mil milhões de libras (53,6 mil milhões de euros) o valor de mercado da empresa, levou a um prejuízo no segundo trimestre de 17,2 mil milhões de dólares. A venda destes activos vem juntar-se a um fundo de 20 mil milhões de dólares (15,4 mil milhões de euros) aprovado a 16 de Junho pelo governo americano para os custos de limpeza.

A semana passada a empresa concluiu a venda de activos nos Estados Unidos, Egipto e Canadá à Apache, por 7 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros), e segundo a agência de informação, planeia a venda de holdings no Paquistão e Vietname.

“Estamos a ver a BP revigorar-se com a estratégia posta em acção, um novo CEO e as piores noticias para a empresa que dizem respeito aos custos do Golfo do México agora reveladas”, afirmou Jason Kennedy, analista do ING Wholesale Banking.

As acções da BP estão a valorizar 0,37%.

Ver comentários
Outras Notícias