Energia BP vai pagar 20 mil milhões de dólares pelo derrame no Golfo do México

BP vai pagar 20 mil milhões de dólares pelo derrame no Golfo do México

Apesar de ter fechado o caso do derrame nos Estados Unidos, a companhia vai agora a tribunal no México, pois o país também foi afectado pelo derrame.
BP vai pagar 20 mil milhões de dólares pelo derrame no Golfo do México
André Cabrita-Mendes 05 de abril de 2016 às 10:18
A companhia petrolífera vai mesmo pagar 20 mil milhões de dólares (17,5 mil milhões de euros) pelo derrame no Golfo do México em 2010. A sentença final foi anunciada na segunda-feira, 4 de Abril, e confirmou a primeira decisão anunciada em Julho, avança o The Guardian. Esta é a maior indemnização ambiental de sempre nos Estados Unidos, com o dinheiro a ser pago durante um período de 16 anos.

O juíz de Nova Orleães considerou que a empresa foi "altamente negligente" na explosão na plataforma petrolífera Deepwater Horizon que matou 11 trabalhadores e causou um derrame de mais de 500 milhões de litros de crude.

"Os valores são elevados mas agora podemos planear o futuro. Não estavamos neste patamar há cinco anos", disse o presidente executivo da BP, Bob Dudley, em Julho quando a primeira decisão foi anunciada.

A decisão surge depois de ter sido anunciado que a BP fechou o ano de 2015 com um prejuízo de quase seis mil milhões de euros, o pior registo da sua história, e que vai avançar com o despedimento de sete mil trabalhadores. Ao mesmo tempo, o presidente da BP ganhou quase 20 milhões de dólares em 2015 (17,5 mil milhões de euros), com direito a um aumento de 20%.

"Esta resolução histórica é uma resposta forte ao pior desastre ambiental da história norte-americana", disse a procuradora-geral, Loretta Lynch, em Outubro. "A BP está a receber o castigo que merece, ao mesmo tempo que também avança com a compensação pelos danos causados ao ambiente e à economia da região do Golfo".

Apesar de ter fechado o caso do derrame nos Estados Unidos, a companhia vai agora a tribunal no México, pois o país também foi afectado pelo derrame.

As acções da BP estão a cair 2,06% para 337,60 pence de libra na bolsa de Londres, esta terça-feira.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI