Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BPI recebe garantia do BEI para financiar empresas inovadoras em 300 milhões

Os empréstimos garantidos pelo Banco Europeu de Investimento são dirigidos a pequenas e médias empresas com projectos de inovação.

'Enquanto leitor recente, devo dizer que o Jornal de Negócios entrou rapidamente nos meus hábitos diários, porque é essencial para me manter informado sobre a realidade empresarial e económica portuguesa. A qualidade da informação financeira é um dos fatores que ajuda a melhorar as decisões dos gestores. Nesse aspeto, sublinho a preocupação do Negócios em analisar e explicar com detalhe e seriedade os temas por vezes complexos. Por tudo isto e também pela qualidade dos profissionais que tive a oportunidade de conhecer neste último ano, quero dar os parabéns a todos.'
Negócios jng@negocios.pt 21 de Dezembro de 2017 às 13:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O BPI vai emprestar até 300 milhões de euros a empresas portuguesas para financiar projectos de inovação, apoiado pela garantia concedida pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).

 

Em comunicado, a Comissão Europeia explica que a garantia do banco da UE vai cobrir parcialmente o risco de crédito desses novos empréstimos, que são dirigidos a pequenas e médias empresas, com menos de 3 mil trabalhadores.

 

"Estamos muito satisfeitos por termos sido seleccionados como o primeiro intermediário financeiro em Portugal a participar numa operação de partilha de risco com o BEI, numa base pari passu", afirma o CEO do BPI, Pablo Forero (na foto), citado em comunicado. "O acordo vai permitir-nos reforçar a concessão de crédito de médio e longo prazo dirigido a investimentos realizados pelas PME e mid-caps inovadoras líderes em Portugal".

 

O acordo, que tem como objectivo facilitar o acesso de empresas inovadoras ao financiamento, é apoiado pelo instrumento financeiro InnovFin MidCap Guarantee integrado no Horizonte 2020.

 

"O contrato celebrado hoje vai tornar mais fácil às empresas portuguesas investir em inovação, um factor essencial para aumentar a sua competitividade e apoiar o seu crescimento a longo prazo", refere Román Escolano, vice-presidente do BEI. "As PME e as mid-caps são veículos fundamentais da criação de emprego em Portugal e, por esta razão, o apoio aos seus investimentos em inovação, com condições financeiras vantajosas e prazos alargados, é uma das prioridades do BEI".

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais BEI BPI financiamento crédito empréstimos Comissão Europeia
Mais lidas
Outras Notícias