Banca & Finanças BPI recebe garantia do BEI para financiar empresas inovadoras em 300 milhões

BPI recebe garantia do BEI para financiar empresas inovadoras em 300 milhões

Os empréstimos garantidos pelo Banco Europeu de Investimento são dirigidos a pequenas e médias empresas com projectos de inovação.
BPI recebe garantia do BEI para financiar empresas inovadoras em 300 milhões
Negócios 21 de dezembro de 2017 às 13:33

O BPI vai emprestar até 300 milhões de euros a empresas portuguesas para financiar projectos de inovação, apoiado pela garantia concedida pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).

 

Em comunicado, a Comissão Europeia explica que a garantia do banco da UE vai cobrir parcialmente o risco de crédito desses novos empréstimos, que são dirigidos a pequenas e médias empresas, com menos de 3 mil trabalhadores.

 

"Estamos muito satisfeitos por termos sido seleccionados como o primeiro intermediário financeiro em Portugal a participar numa operação de partilha de risco com o BEI, numa base pari passu", afirma o CEO do BPI, Pablo Forero (na foto), citado em comunicado. "O acordo vai permitir-nos reforçar a concessão de crédito de médio e longo prazo dirigido a investimentos realizados pelas PME e mid-caps inovadoras líderes em Portugal".

 

O acordo, que tem como objectivo facilitar o acesso de empresas inovadoras ao financiamento, é apoiado pelo instrumento financeiro InnovFin MidCap Guarantee integrado no Horizonte 2020.

 

"O contrato celebrado hoje vai tornar mais fácil às empresas portuguesas investir em inovação, um factor essencial para aumentar a sua competitividade e apoiar o seu crescimento a longo prazo", refere Román Escolano, vice-presidente do BEI. "As PME e as mid-caps são veículos fundamentais da criação de emprego em Portugal e, por esta razão, o apoio aos seus investimentos em inovação, com condições financeiras vantajosas e prazos alargados, é uma das prioridades do BEI".