Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: Lucros do BES terão caído 85% no primeiro semestre

O BPI estima que o resultado líquido do Banco Espírito Santo caiu 85% durante a primeira metade do ano. O produto bancário aumentou 9% mas não terá compensado a quebra dos dividendos recebidos e do resultado dos investimentos com fundos próprios nos mercados financeiros.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 23 de Julho de 2012 às 14:04
  • Partilhar artigo
  • 9
  • ...
O banco liderado por Ricardo Salgado (na foto) terá visto os seus lucros caírem 85% para 27 milhões na primeira metade do ano, segundo revela a estimativa do BPI. O banco registou uma quebra de receitas e pagou mais impostos neste semestre, justificando a quebra dos lucros.

Os custos permaneceram praticamente inalterados e o aumento das imparidades no crédito foi mais do que compensada pela diminuição das provisões, segundo a estimativa do analista Carlos Peixoto do BPI Equity Research.

O BPI estima uma quebra do resultado operacional do BES de 11% para 1.134 milhões de euros. A justificar está a queda dos dividendos recebidos 48% para 73 milhões de euros e por uma deterioração de resultados na unidade de investimento de fundos próprios nos mercados de capitais (“FX&Trading & other income”) de 72% para 47 milhões de euros.

Ainda ao nível da receita destaca-se o aumento do produto bancário de 9% face aos primeiros seis meses do ano passado para 593 milhões de euros, segundo estima o BPI. A rubrica resulta da diferença entre os juros recebidos por empréstimos concedidos e o custo de financiar esses empréstimos.

No BES, os depósitos correspondem a 68% do crédito concedido, o que se materializa num rácio de empréstimos face aos depósitos de 148%. O banco tem o objectivo de reduzir esse rácio para 120%.

Hoje, as acções do BES estão a cair 5,06% para 0,469 euros por acção. Uma desvalorização que acompanha as fortes quedas da banca europeia nos mercados internacionais. O grupo de 46 bancos que integram o índice Stoxx 600 segue a perder 3,44%, devido ao acentuar dos receios em torno da crise europeia, em especial Espanha e Grécia.
Ver comentários
Saber mais BES resultados previsão
Outras Notícias