Tecnologias Braga é "capital do drone" até domingo

Braga é "capital do drone" até domingo

A cidade de Braga é, até domingo, a "capital do drone" com o iDronExperience, um evento "multiárea" com uma vertente educacional e académica e que vai juntar mais de 200 participantes em competições, workshops e conferências.
A carregar o vídeo ...
Lusa 22 de abril de 2016 às 22:14
No Parque de Exposições de Braga (PEB), equipas de alunos de escolas de todo o país vão responder ao desafio de construir um smartdrone ou um minidrone capazes de seguir pessoas, reconhecer cores, comandos e fazer habilidades.

"Estamos a dar tudo, o que temos e o que não temos. É o nosso primeiro ano cá, para nós isto ainda é novidade, estamos a tentar entrar no esquema. Depois de perceber o conceito, que penso que é o mais complicado, é mais facil", disse à Lusa um dos professores responsáveis pela equipa da Didaxis, em Riba d'Ave, Pedro Dinis.

Segundo o docente, neste desafio "os miúdos", alunos do ensino profissional, usam conhecimentos de "electrónica, automação de computadores, soldadura", entre outras técnicas.

Vasco Machado tem 11 anos e uma opinião vincada: "Na minha opinião um drone é um sistema computurizado com várias funcionalidades", responde, rápido, quando questionado sobre o que é um drone.

Tem ainda outra opinião: "Acho que [os drones] podem [ajudar no dia-a-dia]. Actualmente ainda não, não estes modelos, mas com o avanço da ciência acho que sim".

Catarina Teixeira, 10 anos, segura na mão um minidrone construído hoje pela equipa que integra e e tem a mesma opinião de Vasco.

"Nos países mais avançados os drones já fazem entregas de comida. Eu acho que sim [que podem ajudar no dia-a-dia] porque já fazem muitas coisas fora do normal e com a tecnologia acho que vão conseguir chegar a esse ponto.

Catarina e Vasco são dois dos mais de 200 participantes que a organização espera.

"Este é um evento multiárea que agrega diferentes valências, com uma parte académica, mais educacional em que os miúdos aprendem tudo o que tem a ver com dos drones", explicou o responsável técnico pelo iDronExperience, João Vilaça.

Pelo PEB vão passar competições do campeonato mundial da modalidade e de etapas para a final do campeonato europeu, o Aerial World Cup Europe, performances ao vivo, um festival de fotografia, um simulador de realidade virtual e uma "componente pedagógica" através de competições de robótica.

O iDroneExperience, organizado pela Associação Industrial do Minho, a InvestBraga, a Câmara de Braga e pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave, espera atrair ao Parque de Exposições 10 mil visitantes.

A entrada no iDroneExperience tem um preço de três euros (bilhete de três dias) e 1,5 euros o bilhete diário sendo que até aos 12 anos a entrada é gratuita. Decorre até domingo, 24 de Abril. 



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI