Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

British Airways multada em 180 milhões de euros por fixação de preços

A British Airways (BA) foi multada em 121,5 milhões de libras (180 milhões de euros) pelo regulador britânico, Office of Fair Trading, depois de ter admitido ter estabelecido conversações para fixar os valores das taxas de combustível. O valor da multa é

Negócios negocios@negocios.pt 01 de Agosto de 2007 às 11:06
  • Partilhar artigo
  • ...

A British Airways (BA) foi multada em 121,5 milhões de libras (180 milhões de euros) pelo regulador britânico, Office of Fair Trading, depois de ter admitido ter estabelecido conversações para fixar os valores das taxas de combustível. O valor da multa é recorde.

A BA estabeleceu conversações ilegais com a rival Virgin Atlantic sobre as taxas de combustível, que passaram a ser cobradas aos passageiros para compensar a subida dos preços do petróleo e, como consequência, o aumento de custos das empresas com os combustíveis.

A Virgin Atlantic não deverá ser multada já que foi ela que revelou o conluio.

A BA vai ainda enfrentar uma multa por parte do Departamento de Justiça dos EUA, segundo a BBC "online".

O Departamento de Justiça norte-americano e o regulador britânico iniciaram as investigações sobre a alegada fixação de preços pela BA em Junho de 2006.

A companhia aérea britânica anunciou em Maio que tinha aprovisionado 350 milhões de libras (cerca de 518 milhões de euros) para cobrir os custos deste processo.

A multa agora aplicada à BA põe fim ao caso civil contra a companhia, mas a investigação criminal prossegue e o Office of Fair Trading afirmou hoje, de acordo com a BBC, que ainda não se pode tirar conclusões sobre se vai haver processos contra responsáveis da empresa.

Ver comentários
Outras Notícias