Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas aprova aquisição dos postos Agip em Espanha pela Galp

A Comissão Europeia deu hoje "luz verde" ao negócio de compra dos postos de abastecimento da ENI em Espanha por parte da Galp energia, considerando que a operação não coloca em causa a concorrência no mercado espanhol.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 09 de Setembro de 2008 às 14:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
A Comissão Europeia deu hoje “luz verde” ao negócio de compra dos postos de abastecimento da ENI em Espanha por parte da Galp energia, considerando que a operação não coloca em causa a concorrência no mercado espanhol.


“A Comissão Europeia aprovou, nos termos do Regulamento das concentrações comunitárias, o projecto de aquisição da Agip España, controlada pelo grupo ENI, por parte da Galp, Portugal”, refere o comunicado hoje emitido pela Comissão Europeia.

A compra da Agip Espanha aconteceu no âmbito de um acordo com a Eni e vai permitir que a Galp passe de 2,5 milhões de toneladas para cerca de 20 milhões de toneladas de vendas por ano. Após esta operação, a Galp Energia passa a deter mais de 500 áreas de serviço e 320 lojas de conveniência, quase duplicando a quota de mercado dos actuais 4% para 7%.

Bruxelas refere que “após ter analisado a operação, a Comissão concluiu que não seria susceptível de entravar de modo significativo a concorrência efectiva no Espaço Económico Europeu (EEE) ou numa parte substancial deste”.

A análise à operação concluiu que “as sobreposições entre as actividades da Galp e da Agip España são limitadas na maioria dos mercados”, pelo que a “transacção proposta não daria lugar a quaisquer preocupações em matéria de concorrência nos mercados relevantes”.

As acções da Galp Energia caem 4,42% para 11,90 euros.

Ver comentários
Outras Notícias