Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cada vez mais turistas chegam ao Norte do país em "low cost"

O Porto e Norte de Portugal recebem cada vez mais turistas. E chegam cada vez mais por companhias aéreas "low-cost".

Ana Catarina Gonçalves 30 de Julho de 2010 às 16:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A região norte de Portugal é cada vez mais um destino de turismo, revela um estudo realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal (ERTPNP) e Aeroporto Sá Carneiro.

Apesar de se ter verificado uma pequena quebra em relação ao trimestre anterior, neste segundo trimestre o número de turistas nesta região do país aumentou, e cerca de metade destes chegam por companhias “low-cost”.

A Ryannair é a companhia que lidera nos voos “low-cost” para esta zona do país, seguida pela Easyjet e pela Brussels, responsáveis cada uma por um quarto dos turistas que chegam ao aeroporto Sá Carneiro. Já nas viagens de trabalho, a TAP afirma-se como a companhia líder para este tipo de voos.

“Relativamente aos consumos, os turistas estão a gastar, em média, 799 euros, o que representa um aumento da despesa na ordem dos 129 euros, em comparação com o período de Janeiro a Março”, revela o estudo, que justifica este aumento com o facto de três em cada quatro dos turistas inquiridos encararem as compras como “uma actividade de eleição”. A ajudar o fomento do consumo estiveram as “temperaturas agradáveis registadas durante a Primavera”, que fizeram do clima o que mais satisfez os visitantes.

Este estudo, trimestral e realizado na sala de embarque do aeroporto a 622 turistas entre Abril e Junho, tem como principal objectivo “o de traçar a evolução do perfil dos turistas que visitam a região, quer em lazer quer em negócios”.

Ver comentários
Outras Notícias